Os grandes desenvolvedores de aplicativos móveis se deram conta da necessidade de criar versões alternativas de seus aplicativos para que rodem de forma minimamente decente em terminais de baixa gama. A Google já está consciente disto, e com isso lançou seu Search Lite App, um aplicativo que nos oferece uma versão de baixo consumo de recursos de sua ferramenta de busca com navegador integrado e outras funções interessantes.

Embora o aplicativo tenha sido lançado oficialmente para o mercado indiano e indonésio, podemos usá-lo sem nenhum tipo de restrição além de que os resultados das buscas serão em inglês independentemente do idioma de entrada que selecionarmos ao abrir o aplicativo pela primeira vez.

Entre as opções do menu principal teremos tanto a busca de resultados na internet como a de imagens ou notícias, assim como outras funcionalidades integradas no buscador, mas aqui mostradas como características independentes, como são o serviço de informações meteorológicas, o tradutor ou o buscador de locais próximos. Ainda assim, pelo menu de configurações podemos especificar o que queremos ver na tela de início.

O principal trunfo do Search Lite App é seu consumo irrisório de recursos, usando pouco mais de 10mb entre o próprio espaço do aplicativo e os dados adicionais armazenados. Quanto ao consumo de dados, a partir de Personalize > General > Data Usage poderemos habilitar funções tão interessantes quanto o uso do próprio navegador integrado e a economia de dados na hora de carregar imagens. Além de tudo isso, o aplicativo inclui um widget que nos permitirar adicionar a própria barra de busca à área de trabalho.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here