O nome GrandChase é um velho conhecido dos jogadores veteranos de PC. Se trata de um MMORPG free to play desenvolvido pelo estúdio sul-coreano KOG Studios que, embora tenha sido lançado na Coréia do Sul em 2003, só chegou ao ocidente 5 anos depois. Agora, seus criadores decidiram lançar una sequência direta do jogo para a plataforma Android, com algumas modificações na sua filosofia. GrandChase para Android traz de volta personagens e situações do jogo original, acompanhados de suas mecânicas de progresso à dos MMO típicos do setor móvel, e modifica o sistema de combate por um adaptado para telas touchscreen. Agora é possível reviver as emoções do jogo original através da plataforma Bluestacks.

GrandChase para Android (Combate)

A origem de GrandChase

Por incrível que pareça, o GrandChase para PC se aproximava mais ao Smash Bros que a um JRPG. A ideia principal do jogo era a superação de pequenas missões, nas quais se deveria derrotar o adversário controlando os movimentos e ataques do seu personagem. Porém, a verdadeira motivação estava em desbloquear novos personagens e formar uma equipe de super-heróis que podiam subir de nível.

Fora isso, uma coisa que chamava a atenção era sua ênfase na história dos personagens e na maneira como se relacionavam. Ao contrário do que costuma acontecer nos MMO asiáticos, em GrandChase chegávamos a apegar-nos aos protagonistas, vivendo não apenas um jogo de ação e matança, senão a experiência de acompanhar os capítulos de um anime. A receita funcionou tão bem que acumulou mais de 20 milhões de jogadores.

GrandChase para PC

O legado é móvel

Em 2007, KOG Studios lançou uma sequência espiritual chamada Elsword, que mantinha o bem-sucedido sistema de jogo de GrandChase e que logo teve várias sequências para dispositivos móveis. Parece que o mercado móvel é o caminho, já que à partir de 2014 começaram a desligar os servidores do jogo depois de vários anos na ativa. Em 2015, tentaram lançar um ‘spin-off’ para celular, desenvolvido pelo estúdio externo DaVinci Games, mas o projeto acabou sendo interrompido uns meses atrás.

Advertisement

Já em 2018, coincidindo com a desativação total da versão para PC e depois de vários anos em testes, chegou a versão internacional de GrandChase: o Dimensional Chaser para Android. O melhor é que chega traduzido para vários idiomas, inclusive o português!

GrandChase para Android (menú principal)

GrandChase para Android: Da ação à estratégia

Com a mudança de plataforma, chega uma reforma na receita do jogo. O progresso continua composto por pequenas batalhas isoladas contra grupos de inimigos, porém o controle é diferente: agora se moverá a equipe pelo cenário tocando um ponto concreto aonde quiser que se desloquem.

O que fica claro é que os gráfico são fantásticos, evoluindo dos modelos 3D toscos do jogo original à bonitos cenários desenhados a mão em perspectiva isométrica. Tudo isso é complementado por cenas animadas e estáticas, que narram os acontecimentos da história (que é dividida em capítulos), diferentes modos de jogo e missões diárias viciantes.

GrandChase para Android (Aventura)

Avanço e progresso

Tudo gira ao redor da filosofia ‘gatcha’, ou seja, desbloquear novos personagens para formar uma equipe perfeita de quatro membros, que poderemos melhorar graças aos recursos de jogo que iremos encontrando (cartas colecionáveis de inimigos derrotados, pedras de progresso, etc). Há mais de 70 heróis disponíveis, catalogados em quatro profissões: DPS, healer, tank, ranger e wizard. Da nossa habilidade para formar um grupo equilibrado dependerá o nosso sucesso nos níveis mais avançados do jogo.

Conforme formos passando de fase no modo história, iremos desbloqueando novas modalidades de jogo já conhecidas pelos fans dos MMO, como fortes para conseguir recursos concretos para o jogo, PvP assimétrico contra outras equipes de jogadores, fortes para clãs y modos de dificuldade avançada para os capítulos já superados da história.

GrandChase para Android (cartas de personaje)

Jogue no PC com Bluestacks

A maioria dos jogadores dessa nova versão de GrandChase serão atraídos pela nostalgia, por isso a mudança de plataforma e as novidades nos controles poderiam frustrar suas expectativas de relembrar as emoções da versão para PC. Felizmente, temos a possibilidade de jogá-lo no computador graças a emuladores de Android para PC, como o Bluestacks. A ferramenta é totalmente compatível com GrandChase para Android, e permite mapear os controles para usar o teclado e o mouse, aumentando consideravelmente a precisão. Na verdade, uma pré-configuração de controles já vem gravada por padrão.

E não para por aí! O Bluestacks inclui outras características úteis para esse MMO, como a possibilidade de jogar com duas contas simultaneamente, otimizando o tempo de jogo ao evoluir vários personagens ao mesmo tempo.

Já está disponível Bluestacks 4 com suporte para Android 7

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here