Android é um sistema com muitas possibilidades, mas tem uma coisa que não nos permite realizar de forma nativa: gravar a tela. Seja qual for seu motivo para a gravação, há várias formas simples de fazer. E estes são os melhores aplicativos para gravar a tela de seu smartphone, tanto integrados ao sistema pelo fabricante como desenvolvidos por terceiros.

Seja para gravar um tutorial explicando algo de seu celular, para fazer um sorteio em redes sociais ou para gravar uma partida de seu jogo favorito para Android para mostrar que é melhor do que seus amigos, há muitas razões para gravar a tela de seu smartphone, e muitas opções que te permitirão fazer isso sem complicações com apps especializados.

Advertisement

Como gravar a tela?

Apesar do Android incluir de forma nativa ferramentas de gravação em seu smartphone (possível através de comandos, mas não é recomendável para usuários principiantes), há capas de personalização que fazem isso. Alguns celulares Samsung, Huawei e Xiaomi te permitem gravar a tela, com a vantagem de que permite gravar o áudio interno do dispositivo além do microfone, uma opção que nem todos os aplicativos de terceiros oferecem.

  • Em Samsungs se inclui o chamado “Game Launcher”, uma ferramenta integrada no sistema que nos permite, dentre outras coisas, realizar gravações de tela especificando diversos parâmetros: resolução, bitrate e relação de aspecto podem ser definidos sem problemas.

Samsung Game Launcher

  • Em Xiaomis podemos encontrar o “Gravador de tela” de forma nativa em muitos terminais. Basta acessar as ferramentas do celular e tocar no aplicativo para que comece a funcionar até que você decida parar.
  • Em Huaweis basta ir em Configurações > Assistência inteligente > Acessos diretos e gestos > Gravar a tela. Daí será indicado quais gestos fazer e a tela será gravada até que você pressione Stop.

Huawei

Mas se a marca de seu dispositivo Android não incluir uma ferramenta integrada para gravar vídeo do que acontece na tela, existem aplicativos externos que podem fazer esta função.

Apps para gravar a tela de seu smartphone

AZ Screen Recorder

Um dos aplicativos mais completos para gravar tudo que se passa em seu terminal Android sem precisar fazer root. O único requisito é que, independentemente da marca do smartphone, tenha Android 5.0 Lollipop ou superior.

AZ Screen Recorder é um aplicativo muito simples e intuitivo. Após baixado, você terá acesso a um menu radial onde é possível configurar tudo, acessar vídeos guardados ou começar a gravar a tela. Se tocar sobre o ícone vermelho da câmera, AZ Screen Recorder começará a gravar tudo, independendo do aplicativo que você abrir, podendo controlar o tempo de execução através de uma notificação dinâmica na barra superior.

Quando precisar ou quiser acabar a gravação, bastará deslizar a barra de tarefas para baixo para tocar o botão stop. Então você verá uma miniatura com seu novo vídeo e poderá escolher descartar, compartilhar, editar ou salvar.

Nas configurações de AZ Screen Recorder é possível mudar a resolução do vídeo, frequência de imagem e até a orientação. E ainda, também permite ativar um time-lapse rápido ou lento ou escolher a fonte de áudio para a gravação. [Baixar]

Game Screen Recorder

Se sua intenção é gravar a tela de seu smartphone para fazer gameplays de seus jogos mobile, Game Screen Recorder é especialista no assunto.

Após baixar o aplicativo, é possível começar a gravar a partida. Só é preciso abrir o jogo através de Game Screen Recorder em seu smartphone e não pela bandeja de aplicativos como faz habitualmente. Abra o jogo através da interface do app e poderá tocar no botão “Rec” para começar a gravar. É possível eliminar o botão ou deixar que apareça na tela durante a partida, só depende de você.

GameScreen Recorder

É possível gravar todas as suas partidas através de Game Screen Recorder e até sua voz. Você pode habilitar ou desabilitar o áudio do microfone, mas não te permite gravar o áudio interno do smartphone. E ainda, também é possível gravar de forma simultânea com sua câmera frontal.

É possível mudar muitas opções disponíveis em Game Screen Recorder, como no aplicativo anterior. Te permite escolher dentre distintos tipos de resolução ou quadros por segundo de seu vídeo (FPS) que quiser. Também é possível escolher a orientação do vídeo, acelerar ou não o jogo durante a gravação ou o tempo. [Baixar]

Screen Recorder

Um aplicativo muito simples para gravar tudo o que aconteça em seu smartphone. É muito útil, porque com ele você pode editar os clipes de vídeo como quiser. Não há limite de gravação, então dá para gravar durante horas, se precisar. E mais, registra o movimento em seu smartphone e grava a tela, mas também grava o áudio do aparelho, o que deixa tudo ainda mais completo.

É um aplicativo muito simples e intuitivo. Basta instalar, tocar sobre o botão vermelho da câmera de vídeo para que comece a gravar e deslizar o menu de notificações para que termine a gravação. Uma das vantagens deste aplicativo para gravar a tela do smartphone é que também pode pausar a captura agitando o terminal ou simplesmente apagando a tela.

Screen Recorder

Te permite editar seu vídeo e recortar as partes que não queira, assim como criar vários GIFs se precisar fazer tutoriais cômodos e curtos para compartilhar em redes sociais. No caso, para evitar que o aplicativo aplique marcas d’água e permita gravar o áudio interno, é preciso adquirir a versão Pro. [Baixar]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here