A fabricante chinesa Huawei recebeu um duro golpe com a notícia de que a Google deixará de trabalhar com ela, segundo informações do Reuters. Uma informação produzida pela entrada da Huawei em uma lista negra de empresas que não podem fazer negócios nos Estados Unidos sem o visto do governo. Isto significa que a Huawei não poderá utilizar os apps e serviços da Google, nem utilizar as últimas versões do sistema operacional Android.

[Actualização (21/05/2019)] O Departamento de Comércio dos Estados Unidos decidiu adiar em três meses o veto aplicado pelo governo à Huawei, assim tanto o suporte da Google como a distribuição de componentes seguirá inalterada até então. O objetivo deste novo movimento pode parecer uma trégua para que a companhia tenha tempo de se adaptar à sua nova situação, mas a realidade parece bem diferente: após o anúncio do bloqueio, várias empresas fabricantes de Semicondutores como Qualcomm caíram de forma drástica na bolsa. A manobra do governo Trump pode estar relacionada com uma tentativa de minimizar o impacto que isso pode ter nos mercados, já que outras empresas como Intel e Microsoft também poderiam ser afetadas.

Huawei Google No

Advertisement

As empresas dos Estados Unidos cortam laços com a Huawei

Na quarta-feira 15 de maio se firmou uma ordem executiva nos Estados Unidos que declarava uma emergência nacional em relação às empresas tecnológicas estrangeiras. Sem mencionar nenhuma companhia, Trump afirma que estão “explorando vulnerabilidades da tecnologia de telecomunicações dos EUA” por parte de empresas estrangeiras. Um movimento similar ao que ocorreu há um ano com a ZTE, que acabou com um acordo firmado com o país norte-americano.

Dias depois vemos o alcance da ordem e Alphabet Inc, a empresa proprietária da Google, deixará de fazer negócios com a Huawei. Adeus Google Play Store, Gmail, Google Maps e demais aplicativos e serviços da companhia de Mountain View para dispositivos Huawei. Também significa que os terminais móveis da empresa chinesa não receberão novas versões de Android de forma direta: só poderão utilizar as versões do sistema operacional de código aberto conhecido, como AOSP (Android Open Source Project). E Google não é a única que anunciou sua decisão, posto que companhias tecnológicas como Intel Corp, Qualcomm Inc e Broadcom Inc tampouco trabalharão com a Huawei.

O que acontece com quem já tem um dispositivo Huawei?

Esta decisão do Governo dos EUA vai afetar principalmente os dispositivos futuros da companhia chinesa, devido às proibições tanto em hardware como software. Mas a principal dúvida recai em o que irá acontecer com os usuários atuais de smartphones e tablets da Huawei? Poderão continuar usando os apps e serviços da Google? Continuarão recebendo atualizações e pacotes de segurança? Parece que sim, ou ao menos é isso que deixam a entender na conta oficial do Android no Twitter.

Asseguram que cumprirão com os requerimentos do governo estadunidense, mas que Google Play Protect e a loja Google Play continuarão funcionando nos atuais dispositivos Huawei. Supomos que isto inclua o resto dos apps da Google, mas ainda não se sabe mais a respeito. Igualmente temos dúvidas sobre o que ocorrerá com as futuras atualizações do sistema operacional. Embora Huawei utilize EMUI, este OS depende totalmente do Android. Por hora só resta esperar até que as partes implicadas comentem mais sobre o assunto, mas os proprietários atuais de aparelhos Huawei não devem entrar em pânico: já comentamos acima que a versão AOSP do Android poderá ser utilizada e que há muita vida além da Google.

huawei google adios

Alternativas a Google Play

Realizamos um pequeno experimento onde experimentamos usar um dispositivo Android sem depender dos serviços da Google. Embora o processo tenha sido meio trabalhoso, demonstramos que é possível utilizar smartphones e tablets sem a presença da Grande G. E a grande dúvida dos usuários a respeito do “bloqueio” da Huawei pela Google não é tanto acerca do sistema operacional, mas sim pelo acesso à loja de aplicativos.

Neste extenso fio no Reddit sobre a notícia do dia, podemos observar o temor a perder acesso ao Google Play. Um pensamento normal devido à facilidade oferecida por este marketplace para o dia a dia de qualquer dispositivo Android. Mas existem alternativas de qualidade para o Google Play, como APKPure ou Uptodown App Store, nosso marketplace oficial.

Utilizar nosso app oficial de permite instalar apps de forma simples, assim como manter tudo atualizado automaticamente. Uma ferramenta que conta com o selo de segurança que proporciona Virus Total e seus mais de 50 antivírus. Ainda, não só é possível utilizar os apps disponíveis no Google Play, mas também acessar vários aplicativos legais que não se encontram lá. Não importa se você tem um Huawei ou não, nosso app é compatível com todos os dispositivos Android.

alternativas google play

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here