Em shoppings e grandes lojas por todo o Brasil temos visto telas com a figura de Hugo, o assistente virtual do aplicativo HandTalk, falando em Libras. Informações sobre as instalações, sobre segurança, sobre a região… se você fala libras, informação é o que não vai faltar. HandTalk é o aplicativo de acessibilidade que veio para garantir que os surdos serão atendidos onde quer que estejam. 🌙

Basta digitar e tocar em enviar que Hugo já começa a interpretar em Libras. Para esclarecer, Libras é um acrônimo para Língua Brasileira de Sinais. A comunidade surda é alfabetizada primeiramente em Libras, e o português brasileiro entra em jogo como uma segunda língua, levando assim a uma menor familiarização. É por isso que a Hand Talk criou Hugo, o intérprete virtual que traduz de português para Libras, levando todas as informações às pessoas surdas.

Advertisement

O menu lateral do app pode ser ativado ao tocar sobre as três barras horizontais no canto superior esquerdo. Nele podemos ver todas as opções do app, sendo Tradutor a parte onde Hugo traduz os textos que você digitar; Dicionário onde podemos verificar sinais específicos para cada expressão; Ajuda o local onde você pode verificar perguntas frequentes; Hugo Ensina é uma seção com atalhos para vídeos do YouTube onde podemos aprender sobre sinais de temas específicos, como música, tecnologia, supermercado ou coisas da casa.

E isso tudo não passou despercebido. A Hand Talk foi premiada pelo Google em forma de 750 mil dólares e consultoria de experts em inteligência artificial. O prêmio veio através do Google AI Challenge e esta foi a única equipe brasileira a conseguir o feito. O objetivo dos criadores é levar Hugo além das fronteiras no Brasil, implementando ainda a Língua Americana de Sinais como tradução do inglês. Hugo está mesmo empolgado para ensinar línguas de sinais e promover inclusão social.

HandTalk para Android na Uptodown [APK] | Baixar

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here