Voltamos a nos encontrar com uma nova funcionalidade do Instagram que traz mais vida para o app. O novo modo Foco é um tipo de modo retrato que já está disponível em Instagram Stories. Uma característica perfeita para selfies e que aplica o famoso efeito bokeh em nossas fotos. Explicamos como aplicar facilmente esta nova característica às nossas Histórias no Instagram.

O que é o efeito bokeh?

Se buscamos uma tradução literal de “bokeh” nos encontramos com um conceito em japonês que significa “desfocar” (ぼけ /boke/). Agora bem, este termo se refere mais a uma estética do que a uma técnica no que se refere à fotografia ou vídeo. Nos referimos ao bokeh quando uma imagem conta com um objeto focado e o resto fora de foco. Basicamente um dos objetos da foto fica nítido, e o resto desfocado.

Nem todas as imagens desfocadas têm “bokeh”, sendo que este efeito tende a se referir a um desfoco atrativo que cria distorção nos pontos de luz da imagem que estão fora da profundidade de campo. Assim é normal nos encontrarmos com belas fotos nas que observamos um objetivo focado em primeiro plano e um fundo quase abstrato. Algo que requer aberturas de diafragma grandes (até f.2.8). Por sorte, o efeito bokeh já está sendo feito de maneira digital, tal como faz o novo modo Foco do Instagram.

Como usar o modo Foco no Instagram

Utilizar a nova característica do Instagram é muito fácil: após entrar na câmera dos Stories, encontraremos o modo Foco ao lado das opções Boomerang e Rebobinar. O próprio app nos pedirá que busquemos um rosto para fazer a fotografia, já que é uma característica idônea para tirar selfies. E então é só tirar a foto e veremos como o fundo da imagem fica desfocado, enquanto que o rosto retratado ficará mais ou menos nítido.

Instagram Enfoque

Podemos usar o modo foco do Instagram com a câmera dianteira e com a traseira, assim como com vídeo ou fotografia. Ainda, como vem sendo normal no Insta, podemos colocar todo tipo de emojis, filtros etc. com a imagem resultante. O único problema que encontramos nesta característica é que não está disponível em todos os dispositivos Android. O pessoal do Instagram declarou quais são os modelos disponíveis, então por hora só dá para instalar a versão 39.0 (ou superior) do app e ver de forma manual. Nós testamos sem problemas com um OnePlus 5 e um Huawei P10, mas em dispositivos mais antigos como um Xiaomi Redmi 3 Pro não está disponível.

Instagram para Android na Uptodown [APK] | Baixar

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here