O lançamento de Huawei Mate 30 definiu um grande precedente no ecossistema Android ao ser um dos primeiros dispositivos flagship lançados a nível global que não incluirão de série Google Play Services nem os apps Google instalados por padrão. Após a confirmação de que não está nos planos da companhia habilitar o desbloqueio do bootloader nestes modelos, muitos usuários ficaram inquietos a tenor dos primeiros testes que impossibilitavam a instalação de aplicativos como Gmail e YouTube. Após vários experimentos, muitos usuários conseguiram instalar tanto Google Play Services como os outros aplicativos de forma extraoficial.

Como vimos recentemente, Huawei apresentou seu Mate 30 com uma importante novidade a respeito de outros modelos da marca: incluirá Android AOSP, a variante Open Source do sistema operacional, e terá sua própria versão do Google Play Services (o chamado Huawei Mobile Services), desligando-se por completo da Google para que não se repitam conflitos como o vivido em maio deste ano. O problema está em que não há uma compatibilidade total entre ambos os serviços, já que os aplicativos da Google não funcionavam instalando diretamente via APK, ao menos não até agora.

Advertisement

Vários meios como XDA Developers ou Android Central realizaram seus próprios experimentos com os terminais expostos nas apresentações do dispositivo, confirmando que é possível instalar tanto Google Play Services como todos os apps do ecossistema Google. Para isso, fizeram uso de Lzplay, um aplicativo gratuito utilizado em alguns terminais da marca para instalar o pacote de aplicativos Google em terminais “virgens”. Com apenas 10 minutos tocando o botão de aceitar cegamente (o assistente está em chinês), e após ter reiniciado o dispositivo, podemos usar Gmail, YouTube e o resto dos apps que viriam preinstalados.

Isto quer dizer que Huawei está consciente das limitações que possuem seus APIs, já que deixaram a porta aberta sem descartar a possibilidade de instalar ROMs personalizadas no terminal. Sinceramente, é preciso ter muita coragem para fazer este tipo de alteração em um aparelho que custa mais de R$ 5000, mas aí já é outra história.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here