Na constante batalha do Firefox para derrubar o inabalável Chrome temos um grande feito na nova versão 57 do navegador, cujo beta já pode ser baixado e que inclui o novo motor Servo, cujos resultados não poderiam ser mais esperançosos: o Firefox hoje é duas vezes mais rápido do que um ano atrás. Embora em 14 de novembro a versão 56 será atualizada automaticamente para Quantum tanto em desktops quanto em iOS e Android. Já podemos testar esta última versão instalando o beta via APK.

A primeira mudança que chama a atenção é uma nova e diferente página inicial e bastantes melhoras a nível de interface, embora a verdadeira magia esteja no coração do navegador. Por fim se aproveitam os múltiplos cores da CPU para oferecer uma renderização mais rápida com um consumo menor de recursos. Às margens do nosso próprio teste na iminente comparação semestral de navegadores que estamos preparando, no blog oficial da Mozilla afirmam que o consumo de RAM no Firefox agora é 30% menor do que o Chrome utiliza nas mesmas condições.

Embora o beta para desktops já o incorpore, o novo motor CSS (principal causador das melhoras em velocidade de carregamento) ainda não está disponível no cliente para Android, ficando para a versão 58. O que está claro é que a Mozilla não deixa de olhar para a frente, sendo pioneira em muitos aspectos com seu navegador, como com a esperada retirada do suporte para Flash a partir da versão estável 56.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here