Certamente você já leu diversas vezes em nossa conta do Twitter ou nos posts do blog que um ou outro app foi lançado em modo de Soft-Launch. Se trata de uma expressão referida a um sistema de publicação de software cada vez mais comum que consiste em difundir de forma limitada em uma área geográfica específica antes do lançamento global para verificar sua aceitação e ajustar aspectos relacionados com sua distribuição. Se focarmos no âmbito móvel já teremos encontrado com a impossibilidade de instalar um app pelo Google Play devido ao bloqueio regional, mas se instalar via APK não tem nenhum tipo de limitação geográfica (a não ser caso o servidor do app bloqueie), podendo instalar e executar sem limitação alguma.

soft launch android

Mas por que se recorre ao soft-launch? No âmbito do desenvolvimento de software, o mais comum sempre tem sido realizar lançamentos em fase beta, sejam abertos ou fechados, para obter um feedback mais completo por parte da comunidade de early adopters e assim realizar as modificações pertinentes antes do lançamento final. Uma das questões principais de um lançamento abrupto está nos custos de promoção em um lançamento a nível internacional serem imensos, e a apresentação de um novo produto “duas vezes” não traz bons resultados quando há bugs ou problemas no funcionamento que podem criar uma má reputação difícil de erradicar posteriormente; aqui entram as estatísticas que afirmam que 30% dos apps instalados são eliminados do dispositivo no primeiro mês. Por isso faz sentido criar uma bolha de amostra de usuários para assim medir melhor o engagement e os benefícios segundo seu modelo de negócio sem que isso provoque repercussões a médio prazo. E aparte, o óbvio: é melhor que um problema no aplicativo afete mil pessoas do que um milhão.

Advertisement

O problema disto vem quando um aplicativo tem tanto renome que mesmo distribuído em mercados específicos, acaba sendo baixado em outros países onde supostamente não estaria disponível de forma oficial, embora devamos deixar claro que uma coisa é o bloqueio do Google Play e outra é a restrição que o próprio aplicativo imponha. O caso de Pokémon GO foi bastante representativo. Enquanto o jogo estava disponível nos Estados Unidos através do Google Play no verão de 2016, pusemos à disposição dos usuários seu APK e todo mundo teve a chance de instalar sem problemas. Ainda assim, e dependendo do país em questão, uns usuários puderam jogar puderam jogar muito antes do lançamento oficial (como aconteceu na Espanha) enquanto que outros tiveram que esperar que se publicasse em seu país (quase a América Latina inteira). No caso, a Niantic colocou restrições de uso dentro do próprio aplicativo independentemente de ter sido lançado pouco a pouco oficialmente em mais países. Ou seja, um soft-launch pode estar perfeitamente habilitado para funcionar de qualquer parte.

Um caso muito mais recente foi o de Call of Duty: Legends of War, cujo sistema de distribuição deu problema ante a enorme demanda de usuários. O beta em inglês do jogo se lançou no Google Play exclusivamente para a Austrália, requerendo pré-registro dos jogadores para acessar os servidores de testes. O que a Tencent não levou em conta é que o dito acesso estava disponível para qualquer usuário que baixasse o aplicativo via APK+OBB (XAPK), o que provocou uma saturação de solicitações que a obrigou a bloquear o acesso de novos usuários até segunda ordem.

Os melhores jogos em soft-launch que já podem ser jogados no Android em 2019

Vivemos num tempo quando os estúdios de desenvolvimento de grande porte estão adquirindo o costume de utilizar o usuário final como tester de aplicativos, principalmente por serem cada vez mais curtos os tempos de desenvolvimento e que acabam deixando de lado o debugging em prol do marketing milagreiro. A solução? Publicar em um mercado limitado para minimizar danos no caso de catástrofe. Na Uptodown não queremos nos aproveitar da situação, simplesmente nos atemos à nossa política de distribuição de software. Se um aplicativo não apresenta bloqueio regional por si, que cada um baixe de acordo com o que achar oportuno independentemente dos planos de distribuição do criador.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here