Ainda hoje é a pergunta de um milhão de dólares entre os usuários de Android, e por mais que consultem tutoriais e guias sobre isso, sempre existem dúvidas a respeito: como posso liberar espaço em meu smartphone? Reunimos dez conselhos para liberar espaço local, assim como os melhores aplicativos para automatizar a tarefa.

Busque arquivos de grande tamanho

A geração de arquivos temporários em pastas escondidas do sistema pode fazer que nos passe despercebido uma grande quantidade de espaço ocupado. DiskUsage é um aplicativo para Android muito útil bem similar a WinDirStat (para Windows). Sua função é a de analisar o sistema e mostrar um mosaico com quadros que representam o tamanho de cada arquivo no sistema. Desta forma poderemos analisar visualmente se há algum monstro se escondendo em nosso smartphone.

Advertisement

Elimine fotos e vídeos enviados pelo WhatsApp

Um problema clássico do qual muita gente não é consciente. Cada vez que enviamos um documento através do WhatsApp, ele é salvo pelo aplicativo em nosso sistema de forma local, sendo assim duplicado. E mais, se mandamos várias vezes uma mesma foto, ela será duplicada quantas vezes tenhamos enviado. Apesar de na rota local WhatsApp/Media/ podermos eliminar manualmente todos esses arquivos, há formas assistidas de fazer isso. Cleaner for WhatsApp é um dos melhores aplicativos para tal propósito, nos mostrando o conteúdo de forma muito intuitiva, mas há algum tempo o próprio WhatsApp inclui uma seção para realizar essa tarefa.

Para acessar, só precisamos ir em Configurações > Dados e armazenamento > Uso de armazenam. para ver a quantidade de arquivos recebidos por cada um de nossos contatos. O problema é que neste caso não poderemos selecionar as fotos e vídeos que queremos, teremos que apagar tudo de vez. Por isso recomendamos usar o aplicativo mencionado acima.

Utilize aplicativos Lite

Aqui não é por questão de variedade. Os criadores se deram conta de que em muitos países há uma certa lentidão do desenvolvimento tecnológico no âmbito mobile, e assim quase foram obrigados a oferecer variantes mais leves de seus apps no blog já listamos os aplicativos lite mais úteis para Android, lista que atualizamos com frequência, e onde mencionamos apps como Facebook Lite, Opera Mini e Twitter Lite. Estes consomem muito menos espaço e memória na execução sem sacrificar a maioria das funções básicas.

Doze apps Lite para economizar espaço e RAM em seu dispositivo Android

Encontre arquivos repetidos

Com a proliferação de espaços de armazenamento muito mais folgados, é normal que sejamos um pouco mais despreocupados na hora de baixar arquivos e deixá-los perdidos em alguma pasta do terminal. Isso faz que muitas vezes a gente salve conteúdo duplicado, sobretudo fotos e vídeos. Google lançou a um tempo Files GO, um explorador de arquivos que entre outras funções úteis inclui a detecção de arquivos repetidos.

Elimine o bloatware pré instalado

A maioria das capas de personalização fora do âmbito do Android Stock inclui aplicativos pré instalados que, em muitos casos, não podem ser eliminados. O melhor então é ir na lista de apps pelo menu de configurações e ir verificando o que podemos apagar. No blog já explicamos como eliminar usando uma série de comandos ADB sem necessidade de root. Só precisaremos conectar o terminal via usb a um PC e seguir uma série de passos.

Como eliminar bloatware em dispositivos Android sem ser root

Ative o economizador de dados em seu navegador

Muitos usuários têm tanto apego aos produtos da Google que se torna impossível trabalhar com aplicativos alternativos, especialmente se falamos de navegadores. Embora muitos taxem o Chrome como explorador de recursos, o certo é que ele cada vez oferece mais ferramentas para lutar contra a dita crença. Uma delas é o economizador de dados que comprime muitos dos arquivos multimídia baixados durante a navegação. E claro, quanto menos dados baixados, menor o cache gerado. Para ativar devemos ir em Configurações / Economizador de dados. Há muitas outras alternativas, como Samsung Max (anteriormente Opera Max), que também recorrem a passar o tráfego através de um VPN para que os arquivos cheguem comprimidos.

Elimine os APK/XAPK após instalados

Uma obviedade que muitos passam por alto. Quando você baixa um aplicativo através da Uptodown, o que fica salvo é o pacote instalador onde se encontra o app. Após instalado, o dito APK continua salvo em seu celular, então devemos eliminar manualmente. Se você fez um download através do aplicativo da Uptodown, é só dar swipe vertical neles dentro da seção Downloads.

Limpe o cache dos apps que você não utiliza

Não podemos recomendar abertamente que faça eliminação constante dos arquivos temporários gerados por seus aplicativos, já que a função deles é a de agilizar o carregamento dos apps que você use com maior frequência. Por isso, se quiser eliminar o cache ou arquivos temporários que seja dos apps que você não use com frequência. A melhor maneira de não acumular dados é acessando a lista de apps instalados pelo menu de configurações do terminal e ir comprovando os dados e cache ocupados por cada um.

Use a nuvem para economizar

É uma boa ideia trabalhar remotamente na hora de armazenar arquivos. Google Photos permite salvar automaticamente as fotos na conta virtual sem limite de espaço e eliminando os arquivos locais após passar um certo tempo.

Restaure o sistema a cada certo tempo

Os caminhos do armazenamento local são misteriosos, pode ser que em determinadas circunstâncias o melhor a fazer seja um reset de fábrica do terminal e acabar com os problemas que se somaram com o passar dos meses (ou anos) em forma de arquivos temporários e pastas semi vazias que, em suma, acabam tomando um bom espaço. A respeito da possível perda de dados, não é preciso se preocupar, já que a maioria dos apps realizam de forma automática um backup na nuvem. E se ainda tiver dúvidas, no blog já falamos muito sobre isso.

Como fazer uma cópia de segurança de nossos dados no Android

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here