Falar de Maplestory é recordar história viva dos MMORPG. O jogo original, lançado para PC em um distante 2003 onde o RPG asiático era forte com referentes como Lineage, UM Online e Ragnarok, segue, todavia, em plena atividade quinze anos depois de seu lançamento. O gigante Nexon, como possuidor da licença em praticamente todo o mundo, soube tirar partido da marca graças a todo tipo de material em forma de série de anime ou jogos para consoles portáteis e dispositivos móveis, o que nos leva ao presente: além do iminente Maplestory 2 para PC, acaba de ser publicado Maplestory M, que leva o coração do jogo original com gráficos 2D para terminais Android.

Em seu tempo, Maplestory jogava em outra liga. Se bem que a maioria dos MMO do gênero saltaram para o 3D adaptando os padrões ao que hoje entendemos como um RPG massivo online, o jogo da Wizet optava por oferecer cenários bidimensionais e personagens feitos a partir de sprites. Apesar de existir missões a completar, Maplestory quase se posicionava como uma rede social onde conversar com nossos amigos, personalizar nosso boneco com mil e um chapéus, mascotes e roupinhas e, definitivamente, socializar. De fato, o jogo original tinha um sistema de matrimônio entre personagens. Maplestory M, ainda com suas licenças ao freemium quanto à repetição de esquemas até cansar, vai um pouco nessa linha.

Advertisement

Aqui nos esquecemos da mira automática e do piloto automático. Maplestory passa a sensação de um jogo de ação e plataformer quase epiléptico com centenas de indicadores na tela, explosões de cores e preciosos sprites com os quais deliciar-se visualmente de cada mudança em nosso equipamento. Obviamente estamos falando de um sistema de jogo adequado para certos paladares, apesar de que dada a cada vez maior integração da filosofia de jogo asiática em nosso coraçãozinho ocidental, seguramente há muitos nostálgicos que vão curtir. Outra coisa é que a criatividade aqui tem quatro asas, então cada um faz o que bem quiser.

Maplestory está na moda. Sua nova versão para dispositivos móveis está em forma de soft launch para determinados países, apesar de que pode ser jogado sem nenhum tipo de limitação geográfica instalando via APK, disponível na Uptodown. Se quisermos curtir ainda mais, também temos o spin off de estratégia MapleStory Blitz, também para Android, além do jogo original para PC ou sua segunda parte que já podemos testar no beta fechado.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here