Sabíamos que ia chegar para abalar, mas não tanto assim. Em 25 de setembro foi lançado Mario Kart Tour para dispositivos móveis, e segundo os estudos de AppTopia e Sensor Tower, se tornou o jogo para dispositivos móveis com mais downloads no dia de seu lançamento. 20 milhões de downloads apenas no Google Play e iOS. Se somarmos também marketplaces alternativos, temos que o jogo desbancou Pokémon GO que ostentava o recorde com 6,7 milhões.

O sexto jogo publicado pela Nintendo em plataformas mobile (sem contar os de Pokémon) é o mais bem-sucedido, sendo Super Mario Run o que tinha até agora os melhores números durante seu lançamento com 7 milhões nas primeiras 24 horas. Outros títulos, como Clash Royale e Fortnite, também ficaram para trás, mas a diferença está principalmente no modelo de distribuição destes dois últimos, tendo sido lançados de forma progressiva em todo o mundo através do habitual sistema de soft-launch.

Mario Kart Tour Sensortower

Advertisement

Temos que levar em conta que a progressão de downloads (e compras) dos jogos para dispositivos móveis não é linear desde que se lança, na verdade os dias posteriores ao lançamento são os que acumulam mais downloads graças ao boca a boca e outros fatores como a ascensão em rankings de downloads e recomendações personalizadas por cada marketplace.

Quanto a pagamentos, ainda é muito cedo para afirmar qualquer coisa, mas consultando os dados de AppAnnie temos que atualmente o jogo é o nº1 em ganhos no iOS em vários países, além de se encontrar na primeira posição do ranking de downloads no Google Play, seguindo uma tendência similar na Uptodown.

O sistema de monetização de Mario Kart Tour determinará seu futuro nos próximos dias. O jogo pode ser desfrutado de forma totalmente gratuita, mas a aquisição de novos corredores e veículos está dependente demais dos micropagamentos, ao menos para quem deseja conseguir algo específico em pouco tempo. Existe uma assinatura mensal de R$ 19,90 que nos oferece um pack de recompensas, além de desbloquear as corridas de 200 C.C. Ainda assim, com os recursos que podemos obter sem pagar também é possível adquirir progressivamente novos conteúdos e desbloquear novas ligas e circuitos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here