Nosso smartphone é uma das ferramentas imprescindíveis em nosso dia a dia, mas às vezes não nos damos conta de que para muitas pessoas seu uso não é tão simples assim. Coisas como abrir um aplicativo ou ver o que está aparecendo na tela podem ser um problemas para usuários com determinadas condições físicas ou neurológicas. Por isso há apps de acessibilidade no Android que ajudarão com quaisquer tipos de deficiências e que descomplicarão qualquer dificuldade.

Hoje reunimos alguns dos melhores aplicativos de acessibilidade para seu smartphone Android que ajudarão para que o dispositivo seja fácil de usar por todos: aplicativos que facilitam o dia a dia em qualquer tarefa que pareça simples rotina, aplicativos para problemas de visão capazes de reconhecer onde focamos, aplicativos que nos conectam com pessoas que nos ajudam, que nos guiam evitando barreiras arquitetônicas ou que nos permitam utilizar o smartphone sem usar mãos.

Smartphone

Be My Eyes

Be My Eyes é um dos aplicativos mais populares e úteis. Funciona como qualquer outro app de reconhecimento de imagens. Não através de uma máquina ou inteligência artificial, mas através de algum dos milhares de voluntários que estarão por trás para ajudar.

Advertisement

O funcionamento é muito simples: basta focar em algo com a tela do smartphone para que te diga o que é e te dar informações gerais sobre o objeto em questão ou detalhes específicos como data de validade ou ingredientes no caso de produtos alimentícios. Se você focar a câmera em uma lata de bebida ou uma caixa de leite, será dito do que se trata e será feita uma descrição. Imagine que você tem duas latas iguais que possuam conteúdos diferentes. Por exemplo, um refrigerante com açúcar e um sem açúcar. Bastará focar com o aplicativo Be My Eyes para que te ajudem a saber qual é qual.

Be My Eyes

Uma das chaves de Be My Eyes é a comunidade de voluntários que se faz presente para tirar as dúvidas dos usuários em todo o mundo e que responderão as perguntas que você tiver. Um aplicativo que já deveria vir instalado em todos os smartphones: tanto para pedir ajuda como para ajudar. [Baixar]

Envision AI

Envision A é outro dos melhores apps de acessibilidade capaz de reconhecer o que está sendo mostrado pela câmera, mas dessa vez funciona com inteligência artificial e não com humanos por trás. Envision AI te permite focar em qualquer coisa para te dar informações sobre as características: desde saber a hora ao apontar para um relógio analógico até transcrever o texto de um panfleto.

Este aplicativo é capaz de ler textos impressos sobre qualquer superfície, lendo em voz alta tudo em que focarmos. Também permite reconhecer pessoas conhecidas e até descrever situações ou objetos que estejam ao redor e que precisemos de informações.

Envision AI

Neste caso é a IA quem trabalha, e pode ser que encontremos algumas pequenas falhas na hora de reconhecer objetos. De acordo com nosso uso o app vai aprendendo cada vez mais sobre as informações ao redor, convertendo-se em uma ferramenta cada vez mais útil e com menos erros. [Baixar]

Lazarillo

Lazarillo é um aplicativo guia para pessoas cegas. Através deste app, nosso smartphone nos guia para saber por onde temos que girar ou quando vamos chegar e usa comandos de voz para nos dar as indicações.

Lazarillo te permite escolher um lugar específico que você queira ou buscar tipos de estabelecimentos ao seu redor. Por exemplo, uma farmácia. O app usa comandos de voz para ir te guiando pelas ruas, e sempre levará em conta que neste caminho não hajam barreiras físicas que dificultem o caminho. E mais, no caso de não querer ir caminhando, é possível selecionar apps de transporte público ou privados como Uber.

Apps de accesibilidad - Lazarillo

É um aplicativo imprescindível e muito útil para chegar em qualquer lugar, para encontrar qualquer tipo de estabelecimento ou para se mover por cidades desconhecidas. [Baixar]

Voice Access

Para controlar o smartphone no dia a dia, Voice Access é fundamental. Você pode gerenciar o dispositivo sem tocar a tela, só utilizando a voz. É possível usar com total normalidade para navegar por sites, baixar aplicativos ou salvar favoritos. Tudo isso através da voz e de uma seleção de números associados a cada elemento que aparece na tela.

Ao instalar Voice Access, a tela se divide em números dos quais nos avisa previamente. Para realizar qualquer ação bastará dizer o número que queremos executar e automaticamente o aplicativo será aberto. Também é possível acessar qualquer tipo de serviço, ler notícias em voz alta e navegar pelo smartphone como se estivesse usando as mãos.

Voice Access

Uma das melhores funções de Voice Access é que também nos permite ditar texto para que transcreva. Diretamente pelo aplicativo podemos ditar e automaticamente irá se escrevendo o que falarmos, sem necessidade de tocarmos a tela em nenhum momento. [Baixar]

Google Talkback

Google Talback é o aplicativo da Google para pessoas com problemas de visão. Basicamente, o aplicativo nos permite habilitar todo tipo de serviço para que usemos o smartphone sem nenhum problema. Por exemplo, para que seja dito em voz alta o que você tocar na tela. Só é deslizar o dedo pelos distintos elementos e o smartphone te dirá do que se trata. Assim você poderá saber o que deseja acessar ou não.

Este é o aplicativo mais imprescindível, provavelmente, de toda a lista. É um app muito completo com todo tipo de função e um audioguia de nosso dispositivo para poder usar de forma simples em qualquer momento. Comentários falados e vibrações que ajudarão a navegar pelo Android sem dificuldade para qualquer pessoa com problemas de visão. E mais, pode ser combinado com Google BrailleBack para ter um smartphone ainda mais completo. [Baixar]

Apps de accesibilidad - Google Talkback

Google BrailleBack

Como seu próprio nome indica, este aplicativo permite usar o smartphone com dispositivo em braile. Se combina com outros aplicativos de acessibilidade da Google, e poderemos combinar voz e sistema braile para utilizar o smartphone de forma completa. E mais, é possível conectar o dispositivo a uma tela braile compatível para introduzir todo tipo de texto.

O dispositivo Braille se conectará através de Bluetooth e para começar a usar Google BrailleBack bastará conectar o Bluetooth e acessar Configurações > Acessibilidade > BrailleBack para dar permissões de uso. [Baixar]

Apps de accesibilidad - Google BrailleBack

Linguoo

Linguoo é um aplicativo muito interessante para que qualquer pessoa com problemas visuais possa estar informada. Linguoo foi desenvolvido como gestor de notícias para pessoas cegas para poderem escutar tudo como áudio narrado, organizando as temáticas por categorias facilmente acessíveis pela interface.

Basta encontrarmos algo que nos interesse e Linguoo lerá em voz alta. Funciona como uma rádio que será útil para qualquer tipo de usuário que prefira escutar notícias ao invés de ler, mas fica claro que seu foco está na acessibilidade para proporcionar acesso a informações em áudio que talvez não estivesse disponível nos canais habituais. É possível acessar categorias de cultura, audiolivros, tecnologia, saúde, internacional… [Baixar]

Linguoo

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here