Os aplicativos para ouvir música se multiplicam, mas quem segue dominando o mercado é Spotify. Se você é dos que utilizam a versão paga, poderá acessar funcionalidades que estão vetadas para os usuários da opção gratuita, mas talvez você não esteja aproveitando ao máximo sua assinatura que vem pagando. Hoje reunimos os melhores macetes para Spotify.

Além de ter todo o catálogo do Spotify disponível, de poder escutar sem conexão e sem gastar dados, há um montão de macetes para o Spotify no Android que irão te permitir tirar o rendimento máximo deste dinheiro mensal. Algumas das funcionalidades certamente vão facilitar muito a sua vida.

Spotify-temporizador

Use o modo offline

Esta característica pode ser a mais conhecida e básica, mas se você ainda não conhece, comece agora mesmo a usar. Se você contratou Spotify Premium, você pode baixar as listas que quiser para armazenar na memória de seu dispositivo e assim poder escutar quando estiver sem conexão ou tentando economizar dados. Por exemplo, dá para escutar música no avião ou quando estiver viajando de outras formas sem gastar sua franquia de dados.

Advertisement

Vá na lista de reprodução que quiser baixar, toque sobre o ícone na parte superior direita da tela e então em Download para que as músicas da lista sejam baixadas para seu celular.

Modo offline

Escute música com qualidade máxima

Se você usa a versão gratuita, terá que se conformar com a qualidade de áudio predeterminada, mas se for Premium poderá buscar a qualidade máxima em suas canções, umas características que Spotify põe à sua disposição para que escolha em cada momento a qualidade da música. Existem três perfis diferentes, um sem perdas, 141kbps, outro padrão a 320 kbps e o menor usado pela versão gratuita de 160kbps. Obviamente a menor compressão utilizará mais banda, então recomendamos que use o modo sem perdas através do WiFi ou franquias dedados ilimitadas.

Dá para mudar a qualidade da música indo ao menu de configuração e então buscar e tocar sobre a opção Qualidade da música. Ainda, é possível definir a qualidade do áudio de forma separada para os arquivos baixados e o streaming.

Baixe em um microSD

Se você tem o aplicativo do Spotify para Android e paga a assinatura mensal, dá para baixar listas e músicas, mas este fato não implica que a memória de seu smartphone vá ficar cheia. Dá para escolher armazenar estas canções no espaço livre de seu cartão de memória ao invés de utilizar a memória interna do dispositivo.

Entre em Configurações e busque a opção Outros para depois clicar em Armazenamento. Será aqui onde você poderá escolher se quer que os downloads do Spotify vão diretamente para o armazenamento interno do dispositivo ou o microSD que tenha inserido.

Use a lista de reprodução

Se você é usuário da versão gratuita, só poderá desfrutar da reprodução em modo aleatório, mas Spotify Premium permite escutar, além do aleatório, as músicas na ordem que você quiser. Se não gostar da ordem de um álbum ou de uma lista, ou se simplesmente quiser reordenar de acordo com seu humor de manhã, dá para fazer através da lista de reprodução.

Abra qualquer música e, quando estiver reproduzindo, verá no canto superior direito um ícone que leva para a lista de reprodução. Nessa seção você poderá adicionar canções e ir ajustando a ordem de reprodução. Ainda, se vir que alguma música que você não goste está em uma das primeiras posições da lista, você poderá eliminar de lá.

Este utilitário servirá especialmente para esses momentos nos quais você precisa que a música toque em uma ordem determinada, mas nos que não dá para você ficar indo no celular a cada três minutos para ir mudando a música, como um evento, uma boda ou o carro.

Encontre o que escutou ontem

Se formos na lista de reprodução, vamos encontrar outra utilidade fascinante de Spotify. Há vezes que ficamos com vontade de ouvir uma música sem parar, mas há outras vezes que passamos dias ou semanas ouvindo músicas de um determinado estilo. Se o que tocou no dia anterior tiver agradado a ponto de querer que repita, Spotify permite encontrar de volta.

Neste caso só poderá encontrar pela versão de PC. Entre em sua conta, vá em Lista junto à barra temporal da música e lá encontrará uma aba chamada Histórico, onde poderá encontrar esta música tocada “ontem” e que tanto te agradou, mas que você não lembra do título.

Utilize dispositivos compatíveis

Uma das melhores características do Spotify é que você pode reproduzir música em seu dispositivo móvel… mas também escolher em qual dispositivo se escuta. Seu smartphone servirá como controle remoto para a TV, o computador ou o tablet.

Se estiver numa festa com um grupo grande, o normal é que a capacidade do volume de seu smartphone não seja suficiente para sustentar a música do lugar. É aí que Spotify entra em cena. Se conectar o tablet ou um notebook a um alto falante, você não precisará ficar indo lá mudar a música. Dá para controlar a reprodução pelo seu smartphone mesmo que esteja do outro lado do salão.

Abra uma música e toque sobre Conectar a um dispositivo. Aqui você verá a lista de dispositivos compatíveis e poderá conectar seu smartphone a um deles e começar a reproduzir música à distância.

Modo veicular

Uma das últimas funções que podemos desfrutar e uma das melhores para Spotify no Android é o modo veicular. Permite uma interface simplificada para não nos distrairmos ao volante. Não é preciso ativar manualmente, já que é possível configurar esta opção para que Spotify mude para o modo veicular sempre que detectar o bluetooth de seu carro. Basta ir em Configurações > Modo veicular > Ativar automaticamente. Também é possível tocar na opção “Sempre ativado” para que sempre se mantenha com a interface simples e intuitiva para você usar.

Utilize Spotify como despertador

Usar Spotify como despertador é uma das melhores funções para Android. Para ativar você precisará do aplicativo de Relógio da Google, além de ter Spotify instalado em seu dispositivo. Quando for criar um alarme e precisar decidir qual áudio te despertará nas manhãs, você poderá escolher uma música para que atue de despertador e assim começar o dia com seu tema preferido, seja relaxante ou com muitos decibeizinhos para quem não sai da cama se não for no grito.

Abra o aplicativo de Relógio, depois vá em Alarme e crie um novo. Nas configurações, quando vir a opção Repetir, você verá que dá para adicionar uma música, e é aí que você precisa clicar. Google põe à sua disposição várias fontes de música via streaming para que você escolha, além de áudios predeterminados. Toque em Spotify, selecione a música que quiser e a transformará em seu despertador.

Despertador

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here