Não há dúvidas de que os smartphones possuem câmeras fotográficas cada vez melhores. Para trás ficaram os tempos dos terminais com lentes VGA nos proporcionando nossas primeiras fotos digitais. Agora, muitos smartphones são capazes de obter resultados fotográficos muito próximos dos oferecidos por uma câmera profissional. Dar zoom ou tirar fotos de noite com nosso dispositivo já não é mais um suplício, e qualquer usuário pode criar belas imagens. De fato, no Android dispomos de um modo de fotografia profissional com o qual podemos ajustar manualmente múltiplos parâmetros.

Comece por escolher um bom formato

Antes de começar a tirar fotos, é importante escolher um bom formato para armazenar o material. Se você é acostumado a editar suas fotos com aplicativos como Lightroom, deve saber que a melhor opção é salvar as imagens em RAW. Este formato não conta com compressão, e graças a isso não elimina informações coletadas pelo sensor. Deste modo, você poderá corrigir aspectos como a luminosidade ou a cor com muito mais margem para melhoria.

foto-android

É preciso destacar que nem todas as versões de Android nem dispositivos permitem armazenar as fotos em RAW. Sem problemas, já que há aplicativos como Camara FV-5 Lite que permitem realizar esta ação independentemente do modelo do aparelho.

Adapte o ISO às condições de luz

Antes de tirar uma foto é importante observar com atenção as condições da cena a retratar. O nível de ISO nos permitirá adaptar a sensibilidade do sensor à luz que recebe. Ou seja, se trata de um indicador da luz necessária para que a câmera possa fotografar em boas condições. Se o elemento ou pessoa que esteja a ser fotografada estiver bem iluminada, é preciso instaurar um ISO baixo. Se as condições luminosas são pobres, por exemplo quando está de noite, é preciso fixar um ISO alto. Quanto maior o ISO, mais ruído ou granulado pode ser apresentado na foto.

iso-camara-android

Estas duas fotos foram tiradas nas mesmas condições. É possível observar que na parte superior, ao ajustar um ISO 100 (baixo), a cena fica escura demais. Por outro lado, ao colocar o ISO em 3200 (alto), o sensor é capaz de receber muita luz e a foto fica queimada.

Como usar a sensibilidade ISO na câmera do smartphone

  • Se há pouca luz, ponha um valor alto de ISO. Mas cuidado, porque se for alto demais irá aparecer muito ruído na fotografia.
  • Se as condições de luz são naturais, sem foco direto, o melhor é estabelecer um ISO médio.
  • Se há muita luz direta, opte por aplicar um ISO baixo para que a foto não saia queimada.

Ajuste bem o balanço de branco

O balanço de branco nos permite ajustar a fidelidade com a qual o sensor é capaz de interpretar as três cores básicas. Por isso, se não queremos que a foto fique dominada por tons quentes ou frios, devemos contrastá-los fazendo uso desta técnica. A temperatura de cor se mede em escala Kelvin, por isso você terá que se familiarizar com os números K neste parâmetro.

wb-android-camara

Com maior temperatura irão predominar os tons alaranjados, ou quentes. No lado oposto, quanto menor o número de K, mais fria e azulada ficará a foto. Encontrar o equilíbrio entre os extremos é a chave para que as cores apareçam exatamente como vemos com nossos olhos. Neste caso a 4700K encontramos um balanço neutro.

balance-blancos-android

Escolher uma boa velocidade de obturação é importante

O parâmetro mais determinante se você deseja tirar fotos em movimento é a velocidade da obturação. Isto é o tempo que o obturador fica aberto, e com isso o período levado para gerar a foto após o toque. Se você quer que o objeto não apareça trepidado, é preciso usar uma velocidade alta, como por exemplo 1/1250. Ao utilizar um tempo de exposição lento, verá como a foto fica toda trepidada se houver movimento.

obturacion-camara

Nas imagens anteriores mexemos o objeto com velocidade. Para tirar a foto de cima utilizamos a velocidade 1/1250. Graças a isso, não dá nem para notar o movimento. Pelo contrário, na inferior adotamos 1 segundo de exposição. Mais do que o suficiente para se transformar apenas num botão.

Um foco de câmera profissional

O modo de câmera profissional para Android também nos permite gerenciar de forma manual o foco. Graças a esta característica poderemos ressaltar detalhes com grande exatidão ou definir todos os elementos por igual. Para isso, só é preciso ir escolhendo entre o ícone da flor para fotos macro, ou detalhes próximos, e o símbolo da montanha para dar importância ao que está longe.

enfoque-camara-android

Damos uma oportunidade ao estilo quadrado?

Embora cada vez mais a tendência seja tirar fotos mais panorâmicas pelo formato das telas, nunca vai mal voltar ao estilo de imagens quadradas. Se a melancolia te invadir e quiser experimentar a proporção 1:1, o modo profissional te permite fazer isso de forma simples.

Como interpretar um histograma em fotografia

As versões mais recentes do Android incorporam um histograma que aparece na tela ao tirar cada foto. Este gráfico nos permite saber a frequência de repetição de determinados valores. Interpretar tais informações é muito fácil com essas chaves:

  • A zona esquerda do histograma representa as sombras da imagem.
  • A zona central nos informa a luminosidade média.
  • A zona direita está relacionada com a luz da fotografia.
  • Se a informação do histograma se concentra na direita, a imagem pode aparecer queimada.
  • Se as barras se concentram na parte esquerda, a foto provavelmente vai sair escura.

histograma-android

Com todas estas dicas, vai ser muito mais fácil testar suas capacidades para tirar fotos profissionais com o celular. Você não vai sentir falta nenhuma de câmeras profissionais, só horas de prática e muita vontade de usar da melhor maneira a câmera de seu dispositivo Android.

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here