Estamos há tanto tempo buscando a porta de saída em meio mundo de jogos. Este recurso de conclusão de fase pode ser interessante, além de ter seu valor aumentado quando a fase é bem sofrida. Terminar um nível fornece uma mescla de sensações que une a tranquilidade de ter ganhado e a emoção de encontrar a recompensa. Esta mistureba se representa muito bem em MONOLISK, um dos títulos mais interessantes que descobrimos em dispositivos móveis: um dungeon crawler onde a própria comunidade de jogadores é quem cria as fases.

Os primeiros passos em MONOLISK nos levaram a pensar incondicionalmente em Bastion, a obra prima da Supergiant Games. Não só por esses belos caminhos flutuantes que vão se criando à medida que avançamos, mas também pela presença de um narrador; desta vez em forma de texto. Mas logo descobriremos que não, que MONOLISK se trata de outra coisa. E bem que ficamos felizes com isso.

Advertisement

Trickster Arts (Hackers, Hero of Many) define MONOLISK como uma mescla de “Action RPG de fantasia, jogo de cartas colecionáveis e construção de masmorras”. Apesar de que isto de soltar vários nomes de gêneros juntos poder soar brega no mundo dos jogos mobile, a verdade é que estamos diante de uma obra muito inteligente em seu sistema. Basicamente temos que superar fases criadas pela própria comunidade do jogo que nos permitirão obter recursos para criar nossas próprias. Um roguelike infinito onde o componente aleatório foi substituído pela criatividade dos jogadores.

O controle é simples e direto: nosso personagem se moverá para onde tocarmos na tela. E esta ação será a mesma para interagir com tudo: sejam inimigos, baús ou objetos para quebrar. Como se estivéssemos diante de um mini-Diablo. A outra ação disponível corresponde às habilidades especiais dos personagens. Cada um de nossos personagens, que estão divididos em cinco classes distintas, pode se equipar com cartas de objetos e habilidades que aumentam seu poder. O mais interessante na hora de superar fases está no fato de que essas habilidades serão de grande ajuda para eliminar inimigos: teremos que carregar energia antes de podermos utilizar, então não podemos esquecer de quebrar todos os objetos que aparecerem pelo caminho.

Chegando ao portal que dá fim à fase temos várias opções disponíveis: pontuar a fase de acordo com nosso próprio critério, deixar um comentário para o autor e até seguir para não perder suas criações. Superar cada fase não levará tanto tempo, então é fácil entrar em uma dinâmica de jogar fases sem parar. Algo que nos permitirá fazer missões que o próprio MONOLISK nos dá para nos incentivar a obter a moeda de troca do jogo: com ela conseguiremos as cartas necessárias para seguir melhorando nossos personagens e criar fases.

Mencionamos Super Mario Maker como possível referente para MONOLISK e não é por acaso. Pode até não ter a potência e profundidade do jogo da Nintendo, mas seu fácil manejo é encantador: o editor de fases permitirá que qualquer pessoa possa compor criações super interessantes e sem morrer no meio do caminho. Após escolher a ambientação e a “dificuldade” que terá a fase com as cartas que tenhamos, é mãos à obra. Modificaremos os caminhos como quisermos, assim como colocar jarros, escadas e o que mais tivermos cartas. Podemos até incluir narração, uma ferramenta muito interessante.

O melhor é que não podemos sair metendo centenas de inimigos na mesma zona, já que o próprio jogo avisa quando tivermos atingido o limite. E tudo isso baseado no máximo de cristais que tenha a carta escolhida a princípio: cada inimigo tem um custo e nunca poderemos superar o valor total do nível. Não podemos esquecer que estamos criando a fase para que outros jogadores curtam, e não para que queiram arrancar os cabelos. Por isso o sistema de notas é tão importante: quanto mais gostarem de nossas fases, mais recompensas vamos obter.

MONOLISK android

A sensação que MONOLISK passa é excelente. Um título com jogabilidade e controle simples que escondem a joia da coroa que é o editor de fases. A incorporação do sistema de cartas não transforma o jogo em um montador de decks, na verdade é mais um estímulo para seguir explorando fases: seja pelo simples prazer de superar ou para buscar inspiração para a criação das próprias fases. É um jogo que apostou tudo na comunidade de jogadores e na criatividade dos usuários. Esperamos que a equipe por trás de MONOLISK continue adicionando novidades atrativas para reter os players.

MONOLISK para Android na Uptodown [APK] | Baixar

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here