Para muitos, incluindo quem está escrevendo, Morrowind é a melhor versão da saga The Elder Scrolls criada por Bethesda. Não só pelo mundo convidativo ou a liberdade de ação, mas por essa embriagadora ambientação criada para a ilha de Vvanderfell. Muito à frente ao seu tempo quando foi lançado em 2002, resistiu com certa dignidade o passar dos anos, apesar de que algumas limitações do motor impedem que seja jogado em aspecto 19:9. OpenMW é um projeto amador com alguns anos nas costas que pretende criar um engine open source capaz de executar o jogo de forma nativa em equipamentos modernos dentre outras virtudes. A última versão liberada foi portada para Android, e se formos valentes o suficiente poderemos instalar Morrowind em nosso smartphone. Explicamos como fazer.

Como instalar OpenMW

O caminho de OpenMW tem sido árduo, mas está hoje totalmente livre e já percorreu bastante dele. O objetivo é conseguir uma experiência idêntica à original melhorando substancialmente elementos tanto da interface como do próprio sistema de jogo. Ainda, ao ser um engine que executa nativamente o jogo original, pode ser exportado para outras plataformas e ser utilizado até para criar nossos próprios jogos em ter relação com a Bethesda. Atualmente já podemos curtir a prática totalidade do conteúdo de jogo, mas ainda encontraremos um ou outro bug.

A primeira coisa a ser levada em conta é que OpenMW não inclui o jogo original, assim teremos que buscar os arquivos com os recursos de jogo por nossa conta, seja por uma instalação a partir dos CDs originais ou extraindo nossa cópia digital adquirida em bazares como GOG ou Steam. Vamos explicar como instalar a versão de Android passo a passo.

Advertisement
  • A primeira coisa que devemos fazer é baixar e instalar o APK de OpenMW, disponível tanto na Uptodown quanto em um dos fóruns oficiais do projeto. [Baixar]
  • O passo seguinte consiste em extrair os arquivos originais do jogo em nosso PC e copiar para uma pasta de nosso smartphone. A localização dos ditos arquivos dependerá do meio de download que tenhamos escolhido. Menção especial se tivermos realizado a instalação pelo Steam, já que os arquivos estarão em Steam > Steamapps > common (por padrão dentro de Arquivos de Programas). Em todo caso, o que devemos fazer é copiar todo o conteúdo da subpasta Data Files do jogo. Isto é tudo que deveria contar lá (no caso de não termos as expansões Tribunal e Bloodmoon tampouco estarão os arquivos com seus nomes).

  • Agora iremos a nosso smartphone, e utilizando qualquer explorador de arquivos criaremos uma pasta na raiz do sd card (em meu caso realizei o processo diretamente pelo explorador do Windows conectando o terminal via USB). No site oficial recomendam utilizar /sdcard/mw/data-files/, mas o único requisito real é que sejam nomes de pasta sem espaços. ALERTA! Estas subpastas trazem um montão de arquivos pequenos, então a cópia pode demorar um bocado, assim é recomendável conectar o smartphone ao PC via cabo.

  • Após finalizar a cópia de todos os arquivos iniciamos OpenMW. Na seção Path to game data files devemos especificar a rota que escolhemos anteriormente para os arquivos. Seguindo o exemplo anterior colocaríamos /sdcard/mw/data-files/. Além disso, só há outro parâmetro importante a ser levado em conta se utilizarmos um smartphone e não um tablet. Por padrão, a interface do jogo está pequeniníssima, mas por sorte existe uma opção para aumentar o tamanho de fontes e telas no jogo. Em GUI scaling fator colocamos um 2, mas dependendo de nossos gostos poderemos utilizar o múltiplo 2.5.

  • Pronto! Tocamos o botão flutuante da parte inferior direita da tela e o jogo será iniciado. Temos dois sticks virtuais e um montão de botões com atalhos indispensáveis como inventário, acesso ao menu principal, diário e pause. É importante frisar que apesar do jogo ser completamente funcional, pode ser meio lento mexer pelos menus, especialmente quando estamos olhando o inventário ou mantendo uma conversa. No demais, podemos dar uma de outlander com total liberdade.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here