Após completar o primeiro quadrimestre de 2018, é hora de analisar alguns dados interessantes sobre os navegadores utilizados pelos usuários da Uptodown para acessar a plataforma. A cada dia se pode afirmar, com mais segurança, que o acesso à internet através de computadores está diminuindo à favor da navegação móvel. A prova disso é que 80% do tráfego gerado pela Uptodown é realizado por meio de dispositivos móveis.

No total, foram iniciadas da Uptodown 722 milhões de sessões durante o período compreendido entre 1º de janeiro e 30 de abril de 2018. Por isso, é legal segmentarmos todo este tráfego para analisar os navegadores e dispositivos que os usuários utilizam para baixar, descobrir e compartilhar conteúdo em nosso portal.

Navegadores mais utilizados em Android

navegadores-mais-usados
Infografía: Sara Caravaca

Chrome: o rei dos navegadores

O navegador da Google é o mais usado para navegar pelas distintas seções da Uptodown. 48,45% de nossas visitas procedem de Chrome para Android. 350 milhões de usuários nos visitaram usando esta ferramenta, principalmente das versões 64 e 65. Suas numerosas melhoras e atualizações o tornam difícil de desbancar do primeiro posto.

Samsung Internet Browser: a capa da lista

37% dos usuários da Uptodown acessam através de um dispositivo móvel Samsung. A marca sul-coreana não tem rival entre nossos visitantes e isto faz que 49 milhões de sessões, 6,76% do tráfego, se iniciassem pelo navegador Samsung Internet Browser. Apesar de não estar situado nem de perto entre os navegadores mais baixados, o fato de que venha instalado por padrão nos terminais da marca o faz ser muito utilizado.

Marcas de dispositivos mais usadas para visitar Uptodown

navegadores-mais-usados
Infografía: Sara Caravaca

UC Browser: uma grande alternativa que volta com força

Apesar de ter passado por alguns problemas em 2017 que o removeram de alguns marketplaces, este navegador criado pela companhia chinesa UC Mobile voltou para ficar. 40 milhões de usuários, 5,52% de nossos usuários totais, usam esta ferramenta para visitar nosso portal. Sua rapidez e simplicidade fazem que este ‘indie’ seja mainstream e já é o mais baixado na Uptodown com 35 milhões de downloads em sua versão lite e 30 milhões na convencional.

Opera Mini: o maior navegador lite

São muitos os usuários que buscam um navegador que consuma poucos recursos e por isso 26 milhões de visitas, 3.56% das sessões totais, procedem de Opera Mini. A companhia norueguesa tenta a sorte agora também no mercado com Opera Touch, uma ferramenta que permite enviar conteúdos entre Android e PC.

Firefox: os clássicos sempre estão presentes

E não podia faltar na lista de navegadores utilizados por nossos visitantes este clássico. Firefox é a ferramenta que mais de 5 milhões de usuários usam para acessar a Uptodown. Suas múltiplas funcionalidades o tornam o navegador favorito de 0,73% dos consumidores.

Navegação de marca branca

Mas nem todo o tráfego provem deste tipo de navegadores reconhecidos em todo o mundo. 47 milhões de visitas têm sua origem nos webviews de apps externos como Twitter ou Facebook. Em paralelo, outros 40 milhões de usuários acessam a Uptodown pelo Android Browser. Esta é a antiga ferramenta de navegação usada em terminais com sistema 4.0 Kit-Kat ou anterior, que posteriormente foi substituído pelo próprio Chrome, além dos utilizados nas distintas personalizações de muitos fabricantes.

Uptodown chega a todos os cantos do planeta, e por consequência os terminais utilizados para acessar são de várias versões tecnológicas. Daí que se desprende outro dado interessante. Dos 582 milhões de visitas realizadas por terminais Android durante o primeiro quadrimestre de 2018, 85 milhões contam com sistema operacional 6.0.1 Marshmallow instaurado em 2015. Outros 82 milhões estão mais atualizados e portam a versão 7.0 Nougat lançada em 2016.

Versões de Android mais usadas para visitar Uptodown

navegadores-mais-usados
Infografia: Sara Caravaca

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here