O interesse da Nintendo pelas plataformas móveis é uma realidade dada a quantidade de títulos que a companhia lançou de forma oficial para iOS e Android (em inglês). A esta iniciativa agora é somada a chegada de jogos clássicos da companhia ao Nvidia Shield, embora por enquanto só disponíveis na China. Esta notícia passaria despercebida se não fosse pelo fato de que a dita máquina roda Android OS, o que abre uma porta para possíveis reedições do catálogo de icônicos consoles como Wii e Gamecube em dispositivos móveis.

Tal como explica Daniel Ahmad (em inglês) em sua conta do Twitter, se trata de um acordo de três partes entre a NVIDIA, a Nintendo e a plataforma de vídeo iQuiyi. As duas primeiras têm uma estreita relação ao ter sido usado um chip Tegra no console Switch, que pertence à mesma família que o implantado em Shield, então faz muito sentido a associação.

Advertisement

Tratam-se de versões melhoradas dos títulos originais, que agora alcançarão resoluções de 1080p e que servirão como incentivo para o lançamento da máquina na China. Sabe-se que ao menos se publicarão logo os títulos The Legend of Zelda: Twilight Princess, Punch Out, New Super Mario Bros e Super Mario Galaxy, embora posteriormente chegarão outros como Metroid Fusion.

Evidentemente não se podem lançar campanhas ao vento, já que se trata de um acordo regional e específico para a China, mas abre as portas para possíveis ports para Android dos jogos mais icônicos de Wii e Gamecube. De entrada já temos que deixar claro que existe um emulador depurado e oficial capaz de executar os jogos em terminais móveis. A prova disso é que o port para Android do emulador Dolphin já faz funcionar de forma fluida muitos títulos.

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here