Apesar de existirem muitas ferramentas para bloquear o acesso a nosso smartphone por parte de terceiros, pode ser uma boa ideia ter algum sistema adicional para ocultar aplicativos. Não vamos entrar nos motivos para alguém querer ocultar a existência de um aplicativo em seu terminal, mas o certo é que é uma característica cada vez mais demandada devido às cada vez mais amplas possibilidades dos dispositivos móveis.

Há vários métodos para ocultar aplicativos. Muitas capas de personalização e launchers de terceiros incluem por padrão a opção de ocultar apps da bandeja de aplicativos. Se não é seu caso, existem igualmente aplicativos que realizam exclusivamente esta função. Desta forma, quando alguém utilizar seu celular só verá os aplicativos que você quiser. E mais, não será preciso desinstalar nada nem apagar seus dados, já que só estarão ocultos temporariamente, mas seguirão em seu dispositivo.

Bloqueo de apps

Advertisement

Como ocultar apps através da conta de convidado

Pelo menu de configurações do terminal temos a possibilidade de criar uma conta de convidado que poderemos ativar em todo momento, e que mostrará apenas os aplicativos associados a esta conta. Igualmente ao que acontece com as sessões de Windows, poderemos iniciar o sistema com um conjunto de aplicativos específico sem possibilidade de acessar informações de outras contas. Este método é ideal se tiver crianças na casa e quisermos deixar que usem o terminal sem riscos de acidentes.

Na maioria das versões do Android simplesmente precisamos ir em Configurações > Usuários. Daí temos a opção de adicionar convidado, podendo durante o processo de criação definir características como o acesso à realização de chamadas ou o mencionado modo para que cada conta tenha seus próprios aplicativos na bandeja. No caso, precisamos lembrar de habilitar este modo na seção específica.

Criação de conta de convidado

Como ocultar apps no Android em um launcher

A maioria das capas de personalização dispõem de sua própria opção para ocultar aplicativos, embora na maioria dos casos o que fazem é eliminar da bandeja de aplicativos e da tela inicial. Para a maioria dos usuários, isto é mais do que suficiente, mas é preciso levar em conta que se formos na lista de aplicativos instalados pelo menu de configurações encontraremos todos os aplicativos lá.

O conhecidíssimo Rootless Pixel Launcher permite utilizar a interface do Android Stock em praticamente qualquer terminal, oferecendo ainda uma série de úteis características extras. Após instalado e ativado o launcher, realizando um toque longo sobre o ícone de qualquer app e tocando em Preferência é possível ocultá-lo.

Sistema de ocultação de Rootless Launcher
Sistema de ocultação de Rootles Launcher

Além do que recomendamos, Nova Launcher, Evie Launcher ou qualquer outro dos melhores launchers disponíveis para Android, também oferecem opções similares de ocultação. Será possível ocultar apps da tela de início ou da bandeja de aplicativos, para que ninguém possa encontrar. E só te custará alguns segundos para configurar, sem precisar instalar nada mais.

Com Nova Launcher (é preciso ter a opção Prime) entre em Configurações, busque a opção Bandeja de aplicativos e deslize o menu para baixo para encontrar as opções de aplicativos. Ali você verá Ocultar Aplicativos, onde você deverá marcar todos os apps que deseja ocultar.

Evie Launcher também dispõe desta opção em sua versão gratuita. Vá em Configurações de Evie e simplesmente toque na opção Ocultar aplicativos. Será possível escolher todos os aplicativos que queira fazer desaparecer da bandeja. Poderá escolher também se deseja que se ocultem na busca ou não. Quando precisar voltar a usar, basta ir em Evie Launcher > Configurações > Ocultar aplicativos e desmarcar.

Ocultar apps em Evie Launcher

Ocultar apps no Android utilizando aplicativos

Outra opção para proteger seus apps contra intrusos é bloqueando. Não os fará desaparecer da bandeja de ferramentas ou da tela de início, mas ficarão protegidos. Estes aplicativos servirão apenas para quem deseja proteger dos olhos de curiosos que desejam ver suas informações. Existem aplicativos que podem criar um sistema de proteção contra intrusos, são gratuitos e suas informações estarão ocultas.

Com este tipo de apps, é possível adicionar um padrão, PIN ou senha ao aplicativo em questão, como podem ser os de mensagem ou os que tenham a ver com seus dados bancários, para que ninguém possa acessar mesmo que peguem seu celular de surpresa. Assim dá para manter seguros os dados de sua conta corrente ou suas conversas privadas longe dos olhos de espiões.

App Locker e AppLock são duas ferramentas que poderão te ajudar nesta tarefa e que são muito simples de usar, permitindo escolher como quer proteger os distintos apps que estão instalados em seu dispositivo móvel. Será possível configurar um padrão ou código PIN de desbloqueio. Após selecionar o tipo de proteção, poderá ir na lista de aplicativos e selecionar todos os que deseja bloquear.

Ocultar apps em App Locker

Após feito isso, só você poderá abrir estes aplicativos. Se, por exemplo, proteger WhatsApp ou Telegram, a pessoa que tentar acessar suas mensagens encontrará um bloqueio, uma janela pedirá que você introduza o código de desbloqueio para poder entrar nesses aplicativos. Sem esse pin, senha ou digital, ficarão apenas com a vontade de ler suas conversas privadas e só você poderá acessar.

App Locker

Com todas estas opções será possível manter a intimidade de seu dispositivo móvel a salvo, seja com a possibilidade de esconder apps ou bloquear seu acesso pelas pessoas que possam estar te espiando. A segurança de nossos dados, cada vez mais presentes em nossos smartphones, é de muita importância e assim é possível melhorar.

Não só estaremos evitando que outra pessoa leia nossas conversas ou veja nossas fotos, também poderemos salvaguardar nossos dados bancários ou pessoais. Assim, em caso de roubo ou perda de nosso smartphone, se um desconhecido desbloquear a tela não poderá acessar dados tão sensíveis e pessoais. Adicionaremos uma camada extra de segurança para todas as informações relevantes e com estes simples passos que explicamos sua intimidade estará segura.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here