A saga GTA nos acostumou a fugir da polícia após cometer algum delito em seus jogos. Claro, perseguições policiais não são invenção da franquia da Rockstar, já que já tínhamos visto isso antes em filmes como Bullitt, Vanishing Point e The Driver. Muitos seguiram esta corrente em todos os meios. Muitíssimos. Mas os finlandeses da Tree Men Games souberam conjugar bem esta emoção em PAKO, uma saga de divertidos jogos onde os carros são os protagonistas.

Nenhum de nós trabalhou para Rovio, Supercell ou qualquer outra grande companhia“. Assim se definem os integrantes de Tree Men Games em seu site. Uma declaração que fala sobre sua independência na fria Finlândia. Não é à toa que esta terra se converteu num bastião de jogos populares como Angry Birds ou Clash Royale. Mas os jogos que compõem a, por hora, trilogia PAKO são outra coisa.

Estamos ante uns títulos arcade onde nosso objetivo é conseguir melhores pontuações a cada nova partida. Algo que nos levará a conseguir novos veículos e cenários. Um recurso habitual no meio móvel, mas estes jogos também acabaram aparecendo em PC e MAC. Com distintas qualidades, no caso. Por sorte, todos os jogos contam com um aspecto visual low poly muito marcado e atrativo, assim como os temas synthwave de DKSTR.

Por hora saíram três jogos sob o nome PAKO: PAKO – Car Chase Simulator, PAKO 2 e PAKO Forever. Os dois primeiros já estão disponíveis oficialmente para Android, enquanto que PAKO Forever se encontra atualmente em Soft Launch. Títulos que você pode baixar de forma gratuita pela Uptodown.

PAKO – Car Chase Simulator

2013 foi o ano em que três estudantes finlandeses que ainda não tinham acabado a universidade decidiram criar uma companhia de jogos. Um ano mais tarde, PAKO – Car Chase Simulator via a luz em Windows Phone. Uma decisão curiosa, por assim dizer. Mais tarde o jogo apareceria nos dois sistemas de ponta para dispositivos móveis: iOS e Android. Assim Tree Men Games dava seus primeiros passos graças a um arcade simples e divertido. Partidas curtas e diversão instantânea, o que mais queremos?

PAKO é um jogo de perseguições automobilística que aposta tudo num controle simples composto unicamente por dois botões: um para girar para a esquerda e outro para a direita. Tudo mais depende da nossa habilidade para esquivar tanto das patrulhas policiais que nos perseguem quanto dos distintos obstáculos do cenário. Um só golpe e teremos que recomeçar a partida. Como já dissemos antes, ganharemos mais pontos quanto mais tempo ficarmos sem bater. Algo que nos levará a desbloquear mais cenários e veículos que trazem profundidade a esta obra. [Baixar]

PAKO 2

PAKO 2 não só expande a experiência do jogo original com cenários maiores, na verdade as coisas mudaram muito mais. O amor pela nostalgia aqui é muito mais acentuado, posto que todo o jogo traz um gostinho de anos 80 que podemos vislumbrar em todos os quesitos. Mas esta segunda entrega traz ainda mais: muitos mais veículos, possibilidade de elevar as características, disparo automático contra os carros que querem nos deter, uma barra de vida que nos permite aguentar três golpes…

Tudo dentro do lema “Bigger, Better, Faster“, mas que inclusive mudou o próprio modo de jogar: iremos a destinos específicos para roubar edifícios enquanto escapamos à toda velocidade. Ainda, apesar dos controles continuarem, genericamente, sendo dois, temos uma variedade de opções para realizar. Sem dúvidas o melhor jogo dos três. [Baixar]

PAKO Forever

A aparição de PAKO Forever nos surpreendeu muito. Não vimos notícias de seu desenvolvimento em lugar nenhum e a verdade é que não esperávamos um título assim após o excelso PAKO 2. Com isto não queremos dizer que seja um jogo ruim, ainda mais quando nem sequer saiu oficialmente, mas a experiência de jogo é mais tipo uma volta às origens. Literalmente, posto que em PAKO Forever vamos voltar ao parking do jogo original.

À primeira vista não parece haver muitas diferenças entre este jogo e o primeiro PAKO, mas uma vez que comecemos a jogar notaremos que foi adicionado certo recheio ao desenvolvimento. Retornamos à fuga sem fim da polícia, mas agora contamos com a possibilidade de utilizar os objetos que aparecerão no cenário depois de nossos perseguidores explodirem. Algo que notaremos mais graças a que os objetos do cenário agora desaparecerão após uma colisão. Um jogo viciante que parece uma versão 2.0 do que vivemos no PAKO de 2014. [Baixar]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here