Pixel Dungeon, o mais jogado roguelike para Android

Pixel Dungeon é um roguelike para Android que, por ser gratuito e de código aberto, permitiu a aparição de muitas variantes e revisões do título original.

0
303

Pixel Dungeon é toda uma referência para o gênero dos roguelikes. Quase podemos afirmar que se trata de um dos alicerces que formam uma nova idade de ouro para os ásperos cenários em ASCII descendentes de Rogue, Hack e Moria. Apesar de inicialmente ter sido lançado para dispositivos Android em 2012, ao ser distribuído sob licença GNY e compartilhar publicamente seu código fonte, apareceram diversos clones e revisões que adicionam conteúdo ao já enorme abanico de possibilidades do original.

Pixel Dungeon art

O russo Oleg Dolya, mais conhecido no cenário digital como Watawatabou, teve como principal fonte de inspiração Brogue, outro roguelike da velha escola baseado por sua vez no quase acadêmico NetHack. Daí que o objetivo de todos eles seja sempre o mesmo: descer por várias fases de uma masmorra gerada de forma processual até encontrar o chamado amuleto de Yendor no fundo do poço. Uma tarefa muito difícil ao ser reiniciada por completo a aventura quando nosso nível de vida se esgotar, algo que acontece com muito mais frequência do que gostaríamos.

Pixel Dungeon comparative

O jogo foi posteriormente portado para outras plataformas ao ser desenvolvido em Java e fazer uso de bibliotecas Libgdx. De fato, em 2015 passou por Steam Greenlight e atualmente pode ser adquirida na loja da Valve a versão para computadores do jogo por um valor modesto. Mas este não é seu terreno natural; onde realmente pegou foi no território Android. Com certeza todos já fizemos alguma busca relacionada a dungeon crawlers, jogos de RPG ou roguelikes e nos apareceu uma dezena de títulos com o ícone de um baú pixelado em mil e uma cores e variantes.

De todas essas ramificações, a de maior sucesso foi sem dúvidas Shattered Pixel Dungeon, que amplia e melhora a fórmula original em muitos aspectos, tanto estéticos (um tileset mais elaborado e ajustes em vários sprites) como funcionais e de conteúdo (mais inimigos, objetos e equilíbrio em geral). Neste caso se trata de um jogo 100% gratuito, aberto e sem publicidade, motivo pelo qual se converteu no mais baixado do gênero. Embora tanto este jogo quanto o original já tenham seis anos nas costas, ambos seguem recebendo atualizações constantes de conteúdo e melhorias.

Além disso, vale frisar coisas como Sprouted Pixel Dungeon (versão praticamente igual à original, mas mais fácil), Pixel Dungeon ML (tradução do Pixel Dungeon original para vários idiomas) e Remixed Pixel Dungeon (uma nova classe e mais inimigos diferentes). Fazendo uma busca rápida podem ser encontradas várias variantes ao gosto do consumidor.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here