Perder o smartphone é um de nossos maiores medos, seja desaparecendo da sacola na praia ou do bolso. Não está em lugar nenhum e ficamos sem saber o que fazer. Aqui explicamos, passo a passo, como recuperar um smartphone perdido, o que fazer no caso de ter perdido seu dispositivo, caso de roubo ou simplesmente não lembrar onde deixou.

Primeiramente, não entre em pânico. Mantenha a calma e siga estes passos para descobrir onde está o celular. Quando encontrar ou der por perdido definitivamente, haverá passos a serem seguidos. É importante seguir estes conselhos para que ninguém roube seus dados.

Localize seu smartphone perdido

Existem aplicativos que te permitem localizar seu celular em um mapa em tempo real para saber onde está. Você verá como ele está se deslocando no caso dele estar com alguém ou ter sido deixado em um ônibus ou táxi. Servirá para saber se deixou num restaurante, na biblioteca ou em qualquer lugar para que você possa voltar lá. Também para identificar um ladrão e poder seguir os passos dele.

Google Find My Device

O aplicativo Google Find My Device nos permite encontrar nosso celular esteja onde estiver. Podemos saber onde está caso tenhamos perdido ou em caso de roubo, mas também podemos eliminar os dados de forma remota caso não haja solução.

Advertisement

Antes de poder usar esta função, devemos ativar através das configurações do smartphone Android. Vá em Configurações > Segurança e privacidade > Encontre Meu Dispositivo. Ative o serviço e você sempre poderá localizar seu celular em um mapa.

Encontrar m dispositivo

É possível recuperar um smartphone perdido através do aplicativo Google Find My Device. Baixe o app em outro smartphone ou tablet que tenha em casa e faça login com sua conta Google vinculada ao celular perdido. Depois de logar, você verá em tempo real onde está cada dispositivo associado e quais são as últimas localizações.

Pelo aplicativo você não só poderá ver um mapa e como se move, mas também poderá consultar mais detalhes. É possível ver as informações básicas: última hora de conexão à Internet ou a qual Wi-Fi está conectado. É possível ver a bateria restante (é importante para saber quanto tempo você tem para encontrar), o código IMEI do telefone (necessário em caso de fazer uma denúncia) e a última hora de conexão.

Smartphone perdido - Encontrar mi dispositivo

Pelo aplicativo Find My Device no Android você poderá também reproduzir um som caso o celular esteja em alguma parte da casa e você tenha perdido. Isso funciona mesmo que o celular esteja silenciado e você queira encontrá-lo. Também é possível bloquear para que ninguém acesse. É possível bloquear de forma remota e mostrar uma mensagem indicando um número ou lugar que possam levar para devolver. Para desbloquear só é necessário o PIN ou o código de desbloqueio do aparelho.

Encontrar dispositivo

Se você acredita que não há solução e não tem como encontrar, é possível apagar de forma remota todos os dados do dispositivo, incluindo suas contas Google nele registradas. [Baixar]

Encontre o celular com Cerberus

Cerberus é uma das ferramentas mais completas para encontrar seu celular no caso de perda ou roubo. É sempre aconselhável manter instalada em nosso smartphone caso aconteça o pior. O aplicativo também pode ser controlado pela Internet através de seu site oficial www.cerberusapp.com, usando de qualquer PC com acesso à Internet ou via SMS se o celular deixe de ter conexão.

Cerberus nos permite localizar em todo momento nosso celular no mapa e recuperar um smartphone perdido: veremos onde está ou o histórico de localizações onde esteve. Igual ao serviço da Google, podemos fazer o smartphone fazer barulho ou apagar de forma remota todos os dados pessoais se acharmos que estão em perigo. No caso, antes disso é possível fazer uma cópia de segurança remota no Google Drive ou Dropbox para acessar posteriormente.

Cerberus

É possível configurar o aplicativo para que tire uma foto da pessoa que estiver com o aparelho e assim poder identificar possíveis ladrões. A foto será tirada automaticamente quando o usuário errar o desbloqueio da tela ou quando ignorar as mensagens de aviso de Cerberus. [Baixar]

Prey Anti Theft

Prey é um aplicativo que protege o terminal em caso de perda ou roubo. É possível controlar através de outro dispositivo e tratar de recuperar um smartphone perdido vendo sua localização no mapa em tempo real. Veremos por onde se move o ladrão ou onde tenhamos esquecido o smartphone.

Além de um mapa, é possível tirar fotos com o celular perdido ou tirar prints para saber em que mãos está ou quem é o ladrão. Também permite fazer soar um alarme caso tenha deixado em algum lugar da casa, no banco do carro, no escritório…

Recuperar smartphone perdido - Prey Anti Theft

Prey Anti Theft permite associar três dispositivos à mesma conta e controlar de qualquer parte. É possível ver a localização no mapa, onde estão ou onde estiveram nas últimas horas, ou acessar todos os detalhes do aparelho como número de IMEI, entre outros. [Baixar]

Bloqueie seu celular

A primeira coisa a ser feita em com qualquer um dos aplicativos acima é bloquear seu celular até que você o encontre. Se cair em mãos erradas, pelo menos não vão conseguir acessar suas informações. Com Google Find My Device é possível bloquear de forma temporária e mais tarde acessar com sua senha.

Cancele seu chip

No caso de nenhum dos três aplicativos ajudar a encontrar seu smartphone, é preciso cancelar seu chip. Se não fizer, alguém pode se passar por você. Entre em contato com sua operadora para cancelar o chip. Em alguns casos, é possível bloquear a linha pelo app da operadora acessando sua conta e depois desbloquear quando recuperar o celular.

Veja o IMEI

Veja o IMEI através de aplicativos como Find My Device. Será fundamental se mais tarde você tiver que denunciar o roubo à polícia ou à operadora. Se quiser que isso seja mostrado sempre para evitar problemas futuros, vá em Configurações > Sistema > Sobre o telefone.

Recuperar smartphone perdido - IMEI

Avise a polícia

No caso de algum dos aplicativos anteriores ter deixado claro de que se trata de um roubo, você terá que fazer uma denúncia à polícia. Tenha em mente que te pedirão vários detalhes sobre o aparelho: marca, modelo exato, cor e IMEI. Muitos dos detalhes podem ser encontrados em alguns dos aplicativos acima.

Elimine todas as suas informações

Quando acreditar que não tem solução e que não vai dar para recuperar o smartphone perdido, elimine de forma remota seus dados. Cerberus permite fazer um backup na nuvem antes de eliminar tudo.

Recuperar smartphone perdido - Eliminar dados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here