A denominação de sandbox está mal aplicada ao campo dos vídeo games de base. Falaríamos de uma verdadeira caixa de areia se nos permitisse manipular nossos arredores para jogar com nossas criações. Por isso, Minecraft SIM é um sandbox, mas não um GTA. Roblox joga na liga do primeiro mencionado, embora sua origem é muito mais distante. Se trata de um ambiente de criação de jogos 3D com uma comunidade de desenvolvedores e jogadores enorme, e cuja versão para Android se encontra no topo dos downloads em inúmeros países. Não é por nada que tem atualmente mais de 30 milhões de usuários ativos.

Embora a primeira versão pública do cliente para Windows data de 2006, segue totalmente vigente desde que foi lançada em 2014 uma versão para Android do ambiente que, embora não permita entrar no editor de mundo de nosso dispositivo, permite jogar qualquer um dos jogos já construídos. Recentemente o jogo também chegou à loja do Windows 10 e Xbox One.

Mas sendo completamente gratuito, onde está o modelo de negócio? Fácil. Além de poder criar cenários, podemos modelar nossos próprios personagens e estruturas para serem usados pelos demais, podendo também vender tais trabalhos através da própria plataforma que cobra uma pequena porcentagem da transação. Dito isso, Roblox atualmente se situa como um dos jogos Freemium que mais consegue benefícios em nível mundial. Façamos um cálculo fácil. Se estima que em 2017 os criadores de conteúdo de Roblox ganharão uns 30 milhões de dólares. Levando em conta que eles só levam 18% do custo para o comprador, estamos falando de muito dinheiro.

Roblox, de entrada, é um launcher de jogos com tal mecânica. Ao entrar na aplicação, veremos uma enorme lista de jogos aos que nós podemos nos unir, chegando a mais de 2000 jogadores conectados ao mesmo tempo em muitos deles. Cada mundo de jogo tem suas próprias regras, mecânicas e limitações, encontrando desde jogos de ação em primeira pessoa até meros mundos abertos de interação social, passando por simuladores de condução ou títulos de gestão nos quais devemos gerenciar uma pizzaria. Os exemplos citados não são insignificantes, sendo estes os temas dos títulos mais jogados atualmente na plataforma.

Pode-se dizer que os gráficos são certamente tosco, mas semelhantes ao caráter do muito falado jogo de Mojang ou o universo LEGO. Esta aparência entra como algo em seu favor na hora de oferecer experiências simples e diretas capazes de rodarem sem nenhum problema em qualquer plataforma, seja portátil ou não, nos lembra de muitos aspectos das elaboradíssimas loucuras que podíamos encontrar em Second Life. Isso sim, embora a versão para Android “está pra ser vista”, a resolução de renderização só é inferior à da tela do nosso terminal, sendo que se quisermos ver jogos de máximo esplendor, teremos que recorrer ao cliente de PC.

Roblox não poderá jamais chegar ao nível de Minecraft em se tratando de reconhecimento e difusão, mas resulta na melhor alternativa gratuita que nos permite tanto jogar as centenas de jogos gratuitos criados por sua comunidade, como criar nossos próprios jogos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here