O launcher oficial da Google para seus dispositivos Pixel é o referencial na hora de traduzir a experiência Android Stock a qualquer dispositivo. Foi questão de dias para que os usuários extraíssem o APK do launcher oficial para utilizar em qualquer terminal, mas o verdadeiro potencial chegou quando começaram a aparecer versões modificadas com funcionalidades adicionais não incluídas no oficial. Dentre todos os que foram aparecendo, Rootless Pixel 2 Launcher é o mais completo e personalizável, com estímulo de não precisar ser usuário root.

Rootless Pixel Launcher 2 foto

O que oferece Rootless Pixel Launcher?

Rootless Pixel Launcher permite utilizar as melhoras estéticas dos Google Pixel, como é o caso da barra de buscas flutuante colocada na parte inferior da tela ao invés da superior, assim como o widget de notificação com a data, temperatura e avisos de eventos próximos em nosso calendário. Ambas características não precisam de widgets externos nem ajustes adicionais: tudo está incluso no launcher.

Rootless Pixel Launcher home

Advertisement

Mas é nas configurações avançadas que ele brilha em comparação com outros mods. Ao manter um toque longo sobre o desktop e acessar a seção Configurações do Home é onde encontramos a parte mais interessante, sendo estas algumas das características adicionais:

  • Ativar ou desativar os lembretes do widget superior.
  • Evitar que se criem atalhos novos automaticamente ao instalar um app.
  • Mostrar as cards da Google ao fazer swipe horizontal.
  • Mostrar sugestões na parte superior da gaveta de aplicativos com os apps mais usados.
  • Permitir usar o menu do Android com a tela na horizontal.
  • Mudar a forma dos ícones adaptáveis por padrão (circular, quadrado etc.).
  • Usar um tema escuro para a transparência da gaveta.
  • Eliminar o gradiente da gaveta inferior.
  • Esconder aplicativos da gaveta, algo especialmente prático se instalamos apps de contatos ou calendário ou marcador e não podemos desinstalar os utilitários que vêm por padrão no caso de usar personalização de empresas terceiras (EMUI, MIUO, Touchwiz etc.).

Rootless Pixel Launcher configuracion

Rootless Pixel Launcher ocultar iconos

Como instalar Rootless Pixel Launcher

O processo de instalação é muito simples, embora haja um par de requisitos indispensáveis. Dado que os diferentes launchers modificados a partir de Pixel Launcher compartilham nome de pacote, é necessário desinstalar primeiro o que tivermos, senão a instalação acusará erro. Normalmente não se pode desinstalar o launcher pela home ou pela bandeja, já que não tem acesso algum de lá, então a única forma de localizar será indo em Configurações > Aplicativos e buscar na lista. O encontraremos como “Pixel Launcher”.

Uma vez instalado, a forma de ativar dependerá da capa de personalização que utilizemos. Por exemplo, em um terminal Huawei teremos que ir em Configurações > Aplicativos e notificações > Aplicativos predeterminados > Ativador, enquanto que nos Xiaomi com MIUI será acessando Configurações > Apps instalados > Menu superior direito > Por padrão > Launcher.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here