Certamente muitos já tiveram suas dúvidas na hora de tentar levar a experiência ‘Android Stock’ ao seu terminal. A escolha de um bom launcher é a chave da experiência, já que não são poucos os que tentaram levar a interface dos dispositivos Google Pixel a outros terminais. Apesar de que inicialmente o velho Google Now Launcher estava limitado a determinados dispositivos, muitos usuários se aventuraram a modifica-lo para transformar em universal. Dentre essas tentativas, Rootless Pixel Launcher é uma das melhores opções, mas dada a quantidade de variantes existentes, vamos esclarecer um pouco que versão deveríamos instalar.

O desenvolvedor Amir Zaidi fez engenharia reversa com o Pixel Launcher original para posteriormente portar quase todas as características ao AOSP Launcher, conhecido pela maioria como Launcher3. Este app compartilhava o mesmo nome de pacote com o launcher original, então se quiséssemos instalar, primeiro tínhamos que eliminar qualquer outra versão que tivéssemos, original ou não, do launcher do Google, para evitar possíveis conflitos. O aplicativo volta a estar na boca do povo porque acaba de ser lançada uma nova versão com um package name diferente, sendo inclusive publicado no Google Play.

Por tudo isso, agora mesmo existem dois launchers que, embora provenientes do mesmo autor, possuem algumas diferenças: Rootless Launcher e Rootless Pixel Launcher 2. Este último já falamos no blog em profundidade, incluindo praticamente todas as funções da última versão do Pixel Launcher original como a barra de buscas flutuante colocada na parte inferior da tela ao invés da superior, assim como o widget de notificação com a data, temperatura e avisos de próximos eventos de nosso calendário. Tudo isso sem necessidade de instalar widgets extras.

Rootless Pixel Launcher 2 tem ainda uma seção de personalização com funções extras como a possibilidade de ocultar apps da bandeja, forçar os ícones redondos para tentar deixar homogêneos ou eliminar o gradiente translúcido do dock. O único inconveniente, como já dissemos, é que nos fará eliminar todo rastro de outros launchers baseados no Google que tenhamos instalados.

Rootless Launcher, por outro lado, é a versão que acaba de publicar o mesmo autor no Google Play, que apesar de não ser tão completa quanto a outra, não provoca conflitos com outros launchers instalados ao ter um package name único, além de não necessitar ser baixado por origens desconhecidas, apesar de que se você está lendo isto no blog da Uptodown e ainda hesita em baixar apps conosco, este não é seu lugar.

O autor também lançou um pacote de ícones para utilizar com Rootless Launcher para mudas os ícones do sistema pelos originais de Android Stock, mas podemos utilizar com qualquer launcher que tenhamos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here