O principal problema com todos os jogos clássicos que estão chegando a dispositivos móveis através desta iniciativa da SEGA é que, por mais que se tente replicar a experiência com controles tácteis, falamos de jogos de ação em tempo real cujo controle deixa muito a desejar. No caso dos Shining Force é bem diferente, já que ao serem jogos de estratégia por turnos, se adaptam muito melhor à experiência móvel. O semidesconhecido no ocidente Shining in the Darkness junto das entregas posteriores de Mega Drive conformam o novo pacote da SEGA Forever.

Shining Force 2 screenshot

A saga nascida em 19, leva nas costas mais de vinte títulos, e embora tenha nascido no Sega Mega Drive, teve presença em várias plataformas, a maioria das vezes em máquinas da SEGA. Shining in the Darkness foi o primeiro a chegar, convertendo-se em um dos primeiros jogos de RPG a chegar à SEGA de 16 bits. O curioso do assunto é que esta primeira entrega é muito diferente da tônica habitual que levou a saga posteriormente a ser um RPG de exploração em primeira pessoa muito na linha do que companhias como SSI estavam fazendo em PC por aqueles anos. O icônico Eye of the Beholder data deste mesmo ano.

Advertisement

Shining Force I e II, por outro lado, definiram as bases de tudo o que viria depois com um desenvolvimento mais clássico onde os combates estratégicos acontecem por turnos através de um quadriculado onde devemos posicionar nossos personagens e selecionar os alvos. Mas além dos combates, moveremos nossos protagonistas pelos cenários de forma livre com um aspecto estético e funcional familiar para qualquer fã dos JRPGs de 8 e 16 bits. Quase poderia ser considerado como a resposta da companhia à saga Fire Emblem da Nintendo.

Shining in the Darkness

Estes icônicos títulos são o substrato de muitas coisas. Seus criadores, Climax Entertainment, seguiram na mesma linhagem posteriormente com os conhecidos Land Stalker e Dark Saviour. Parte dos criadores originais se separaram em estúdios externos de onde saíram outros referentes como Golden Sun e Alundra, pelo que fica evidente o substrato de qualidade sobre os quais germinaram estes jogaços.

Como acontece com o resto dos jogos para Android da linha SEGA Forever, se trata de uma emulação das ROMs originais embelezada com menus melhorados, um sistema de salvamento de partidas livre e um modo para “voltar” a ação uns segundos no caso de querer refazer algo. Os três títulos podem ser jogados de forma totalmente gratuita, embora durante os menus vejamos publicidade que poderemos eliminar através de uma pequena transação in-game.

Shining Force Classics para Android na Uptodown [APK] | Baixar

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here