As notícias sobre sites e apps que estão minerando criptomoedas sem que saibamos têm aumentado muito nos últimos tempos. Algo que está criando um tipo de pensamento conspiratório coletivo que faz que confiemos cada vez menos nos sites que visitamos e nos apps que baixamos. Nós da Uptodown sempre lutamos contra este tipo de prática e por isso todos os nossos arquivos passam por Virustotal, descartando assim os apps detectados como perigosos. Mas nem tudo são apps e por isso hoje estaremos recomendando uma página que nos indica se um site está minerando criptomoedas de forma secreta em nosso computador.

Whoismining

Whoismining é um buscador que nos avisa se determinadas páginas estão minerando moedas virtuais de forma clandestina. Esta prática é mais comum do que parece e se executa com base em scripts que carregam quando entramos em páginas que os contêm. Tudo começou com a companhia Coinhive que foi a que criou esse script pela primeira vez e logo foram descobertos traços deste código em sites que não sabiam que o usavam, como aconteceu com o caso do Showtime. Esta prática faz que a CPU dos computadores que estão com tais páginas abertas trabalhem mais, já que está sendo usada para minerar essas moedas virtuais.

Whoismining

Daí que páginas como Whoismining sejam fundamentais para evitar páginas que abusem desta prática de forma secreta. Seu funcionamento é simples como introduzir a URL de um site que estejamos desconfiados que possa estar minerando sem que saibamos e clicar no botão “Check”. Após analisar o código HTML desta página irá aparecer uma mensagem que nos indicará se é uma página segura, ou caso contrário veremos um texto em amarelo que nos dirá que tipo de script está sendo utilizado para obter moedas virtuais sem nosso conhecimento. Ainda, abaixo aparecem as últimas buscas dos usuários.

Whoismining

O problema desse assunto não são as próprias criptomoedas, mas sim que alguém está fazendo uso de nossos computadores sem que nós saibamos disso. Uma das primeiras páginas que admitiu este tipo de prática foi The Pirate Bay que comunicou em seu blog que o faria para remover a publicidade do site. Como já falamos, é um problema o fato de fazerem isso secretamente, e não as próprias moedas virtuais em si.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here