Há pouco começou a ser permitido no beta do WhatsApp o uso de stickers de forma similar ao que já víamos no Telegram ou Facebook Messenger. Poucas horas depois já começavam a se difundir pacotes de stickers criados por usuários em forma de apps, alguns deles disponíveis na Uptodown. Por sorte, não é necessário criar um APK nem nada parecido, existindo aplicativos capazes de criar facilmente nossos packs de stickers a partir de imagens externas.

1- Preparando as imagens

WhatsApp oferece seu próprio guia de estilo para criar stickers. Apesar de que ao usar o app que recomendamos abaixo é possível saltar alguns dos requisitos descritos quanto às dimensões e peso das imagens, pode ser boa ideia aproveitar disso. Obviamente precisaremos de algum editor de imagens para levar a cabo as mudanças, embora sempre podemos recorrer diretamente a imagens que encontramos na web.

  • Cada imagem deve ter fundo transparente. Para isso, seria recomendável dispor de um editor de imagens potente para trabalhar com imagens e salvar em PNG o resultado. (PS: em última instância serão convertidas em formato WebP, mas para nós dá na mesma)
  • As dimensões da imagem devem ser de 512×512.
  • Cada sticker deve pesar menos de 150kb. Existem alguns métodos para reduzir imagens. Por exemplo, utilizando este programa gratuito para Windows e Mac.
  • Manter uma margem de 16 pixels entre a imagem e a borda.

Advertisement

Também pode ser boa ideia testar com várias cores de fundo para que se visualize corretamente, independentemente do wallpaper que se utilize na tela da conversa. Para isso, o efeito ‘traço’ incluído em no Photoshop serve maravilhosamente, criando um contorno escurecido que enfatiza a silhueta de nosso sticker. WhatsApp nos oferece inclusive um modelo sobre o qual trabalhar para que levemos em conta tudo que foi mencionado.

2 – Criando o pack de stickers

Como já falamos, WhatsApp oferece seu próprio APK de molde e instruções precisas para compilar nosso próprio pack, mas como nem todo mundo tem conhecimento (ou vontade) de criar, podemos recorrer a apps de terceiros que automatizam o processo. Em nosso caso, vamos usar o aplicativo gratuito Personal Stickers, que permite importar automaticamente o pack ao app do WhatsApp. Para isso, é preciso seguir os seguintes passos:

  • A coleção de imagens para nosso pack deve ser maior de três e menor de trinta.
  • Para que o aplicativo detecte, devem estar todas numa mesma pasta e em formato PNG.
  • Após escolher o pack em questão através do aplicativo, será importado ao nosso WhatsApp. Para podermos utilizar, teremos que acessar o app e localizar no novo ícone de stickers junto ao de gifs e emojis tal como explicamos neste post.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here