É sempre triste quando as portas de certos sites se fecham e isso é o que está acontecendo com Storify. plataforma de criação de conteúdo irá deixar de oferecer seus serviços no dia 16 de maio de 2018 e pelo caminho ficam várias histórias de qualidade desde sua abertura ao público em 2011. Para aliviar um pouco a dor dessa perda, elaboramos uma lista com as melhores alternativas ao Storify. Sites de criação de conteúdo onde podemos criar mashups decentes, assim como lugares onde poder lançar tudo que armazenamos no Storify.

Storify fecha as portas

Não podemos dizer que o desaparecimento próximo do Storify pegue alguém de surpresa. Embora tenha sido uma plataforma de muito sucesso em seu nascimento, o passar dos anos fez que fosse perdendo público em peso para outros sites similares ou as próprias redes sociais de onde tirava conteúdo, como é o caso do Twitter com seus Momentos e a criação de sequências. Pode ser que leve algum tempo até realmente fechar, mas seu fechamento definitivo provavelmente tem muito a ver com o baile de proprietários que teve: em 2013 foi adquirido por Lifevfrye e mais tarde seria a Adobe quem viria a adquirir esta última.

Storify se tornou muito popular graças à sua facilidade para anexar e ordenar diferentes conteúdos. Os jornalistas usaram de forma tremenda ao longo do tempo e muitas pessoas também se uniram a esta nova forma para criar cronologias facilmente. Eu mesmo a utilizei para diversas coisas e sempre com resultados muito gratificantes. Um portfólio de ideias que chega ao seu fim, mas que não morre em espírito, posto que há outras opções que oferecem um serviço similar.

As melhores alternativas ao Storify

Sai o velho, entra o novo. Pelo FAQ do Storify nos explicam como exportar nossos posts, embora a única coisa que faremos será guardar o que quisermos em HTML. Também recomendam o uso de Storify 2, embora esta possa não ser a opção mais viável para a maioria dos mortais. É um serviço para o qual precisaremos de uma licença do Livefrye e esta, como é normal, não é gratuita. Isso não impede que exista outras plataformas com as quais seguir criando o conteúdo que podíamos fazer com Storify.

Pinterest

A eterna rede social para salvar imagens e links pode ser uma boa alternativa para aqueles que utilizam Storify para armazenar distintos elementos da Internet. Embora tenha a imagem como tópico principal, a organização de sua interface e a qualidade do conteúdo relacionado é um ponto importante a ser levado em conta. [Baixar APK]

pinterest

Medium

Embora sua finalidade esteja mais centrada em textos, é uma plataforma que podemos utilizar perfeitamente como armazenador de conteúdo de vários tipos. Seu forte está em sua apresentação e na grande comunidade que possui. [Baixar APK]

Wakelet

Esta variedade de agrupamento de conteúdos tem sido um dos sites que mais puxou do Storify quanto ao estilo. E mais, viu uma oportunidade de ouro na desgraça desta outra página e criou uma ferramenta para compilar facilmente o Storify à sua plataforma.

Sutori

Algo similar ao caso de Wakelet, posto que em Sutori já faz tempo que é possível criar páginas com conteúdo embutido. Como é lógico, também elaborou sua própria ferramenta de importação para que a migração do Storify não seja muito dramática.

Twitter

O nascimento do Storify veio condicionado desde o início pelo uso de tweets. A plataforma se fez famosa ao agrupar e ordenar de forma elegante o que se difundia na rede social de microblogging e o Twitter acabou criando uma alternativa real. Uma opção perfeita para aqueles que unicamente necessitem do conteúdo desta rede social graças aos Momentos. [Baixar APK]

twitter momentos

WordPress

A plataforma de blogging por excelência é uma alternativa mais que adequada ao Storify. Escrever nela já não causa tanto medo quanto antigamente, e agora é muito fácil de utilizar. O melhor deste opção é que se pode lançar o conteúdo do Storify nela graças ao Storify Extractor, uma ferramenta criada no GitHug.

Seu funcionamento é simples: só temos que adicionar “.html” (sem aspas) à URL que quisermos salvar do Storify, entrar na visão de código fonte do navegador, copiar o conteúdo para esta página e tocar sobre “extract link”. Então só é copiar para um post do WordPress para obter os links integrados de nosso Storify. E sim, pode ser que não seja tão simples quanto dissemos antes, mas o importante é que conseguimos alcançar nosso objetivo. [Baixar APK]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here