TeamViewer é uma ferramenta de ouro para os que dão uma de “técnicos de informática” para amigos e familiares. Sua capacidade de controlar equipamentos de forma remota é uma solução cômoda que permite controlar uma máquina à distância. Apesar de esta ser sua principal função, a aplicação oficial para Android permite conectarmos-nos a máquinas remotas de qualquer smartphone ou tablet, da mesma forma que podemos controlar um dispositivo remoto através de um PC. Explicaremos como fazer estes dois processos. 

Como se conectar remotamente a PCs de um dispositivo Android

No dispositivo Android necessitamos da aplicação TeamViewer para Control Remoto, enquanto para o PC em questão você precisará ter instalado o cliente oficial de TeamViewer. Ao abrir o último veremos uma janela como a seguinte, na qual encontraremos um identificador de nove dígitos e uma senha de quatro que teremos qe introduzir nos campos correspondentes da aplicação Android. Com esse simples processo já poderemos navegar no desktop do computador remoto utilizando gestos táteis na tela de nosso smartphone ou tablet.  

Durante a navegação poderemos fazer zoom aproximando os dedos na tela, além de tocar em qualquer área da mesma com o mesmo efeito, como se estivéssemos usando o mouse do computador. Poderemos também nos utilizar de um teclado virtual, assim como uma série de submenus localizados na barra inferior da janela e que têm acesso direto aos atalhos mais habituais, como o famoso CTR+ALT+Supr para reiniciar o dispositivo. Além disso, no menu de configurações da mesma barra será possível habilitar o wallpaper do Windows para que ele fique visível (por definição é colocado um fundo negro) assim como modificar a resolução de saída para mudará a do próprio PC para adaptá-lo à tela da qual estamos trabalhando.

Como se conectar a dispositivos Android remotos de um PC

O caso inverso também não tem mistérioEl caso inverso tampoco guarda excesivo misterio, e seu objetivo será poder ver e controlar um terminal Android de um PC. Aqui utilizaremos o mesmo cliente de TeamViewer que usamos anteriormente, enquanto que no Android será necessário recorrer a um app diferente especificamente para isto, ainda que também seja oficial: TeamViewer QuickSupport.

No menu de iniciação do cliente para PC veremos a seção Controlar um computador remoto, e abaixo um espaço para ser preenchido com o ID do equipamento usado. Ao fazer isso, apertamos o botão para conectar com o associado. E pronto!

À nossa frente teremos agora um painel de controle remoto composto de várias abas. A principal mostrará em tempo real o que aparece na tela do dispositivo conectado, junto com um chat com o qual podemos conversar com os proprietários do dispositivo.  Por mais que sugira o contrário, a versão gratuita de TeamViewer não permite controlar os gestos táteis da janela versão gratuita de TeamViewer à distância, mas sim fazer tantas outras tarefas de gerenciamento que veremos mais adiante. O que poderemos fazer será clicar no PC sobre a tela em streaming para que a mesma apareça com o ícone de um dedo mostrando a zona em questão. Já deve estar bastante claro que o objetivo deste sistema é o de gerenciar remotamente a pessoa em frente ao smartphone enquanto supervisamos cada ação à distância. 

teamviewer-remote-1

Ainda assim teremos acesso a muitas ações automáticas: a partir da janela Panel poderemos ver um resumo da informação básica do terminal como o modelo, HD e RAM disponível, além do estado da bateria, mas o mais interessante está em outra parte. Na seção Aplicações poderemos ver uma lista com todos os apps instalados, com a possibilidade de desinstalá-los remotamente. Assim, no terminal aparecerá uma janela pop-up para confirmar cada ação. Da mesma forma, na parte de configurações poderemos editar os parâmetros relacionados à conexão a redes WiFi, incluindo o protocolo e a senha de acesso.

teamviewer-remote-2

Além disso, um explorador de arquivos especialmente útil estará na parte superior esquerda da tela, o que nos permitirá transferir todo tipo de documentos de forma direcional entre ambas as máquinas, ideal tanto para fazer cópias de segurança como diretamente enviar aplicações em formato APK, algo em que somos especialistas, como vocês já sabem.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here