O ano acaba e com isso chega a habitual recapitulação do que mais se destacou no mundo dos aplicativos para Android. Após falarmos do crème de la crème quanto a jogos para Android, é hora de falarmos daqueles apps que se destacaram no vasto catálogo que temos disponível na Uptodown. Ponha seu melhor sapato para presenciar esta gala onde celebramos o universo dos aplicativos.

Vimage – Melhor App de edição de imagens

O retoque de fotografias se tornou um lugar comum de todo smartphone e tablet que se preze. É bem simples editar imagens em nossos dispositivos móveis e há mil e um apps distintos para isso. Porém, sempre há espaço para novidades na matéria e por isso queremos destacar Vimage como um de nossos favoritos de 2018: um aplicativo com o qual converter nossas fotos em obras de arte com movimento.

Vimage

Advertisement

O propósito de Vimage é criar animações da maneira mais simples possível. Só temos que escolher a imagem que quisermos e já poderemos aplicar algum de seus mais de 70 efeitos disponíveis. Os resultados são espetaculares e não temos que usar muito tempo para acostumar. Nunca foi tão fácil dar vida ao nosso perfil do Instagram. [Nossa review]

Menção especial: Adobe Spark Post. A galera sangue bom da Adobe não para de criar úteis ferramentas para o ecossistema Android. Spark Post se diferencia de seus caminhos habituais por se tratar de um aplicativo destinado a criar designs de nível profissional sem que tenhamos que passar o dia trabalhando nisso. Um app ideal para criar imagens para redes sociais. Um sonho para todo Community Manager que se preze.

Ikea Place – Melhor App de realidade aumentada

Além do âmbito lúdico, a realidade aumentada ainda está devagar quanto ao uso na vida cotidiana. E o que pode ser mais cotidiano do que medir uma parede para ver se cabe uma estante na sala? Ikea Place é um aplicativo oficial da conhecida franquia sueca que nos permitirá verificar com nossos próprios olhos como ficaria um móvel num local específico fazendo uso da câmera de nosso dispositivo Android.

ikea-place

O aplicativo dispõe de um buscador pelo qual poderemos acessar grande parte do conhecido catálogo da marca, podendo posicionar sua representação tridimensional de objetos em um espaço virtual sobreposto à própria imagem captada com a câmera. Mais que as dimensões, o que se busca é uma referência estética, porque nem em todos os lugares um armário vermelho ficaria bom. [Nossa review]

Menção especial: MondlyAR. Um aplicativo de idiomas com realidade aumentada? Mondly já é por si uma útil ferramenta para aperfeiçoar nosso domínio em outras línguas, mas recentemente adicionou uma nova modalidade com a qual um assistente virtual aparece em nossa casa e nos faz perguntas e testes com representações 3D ilustrativas.

Stories – Timeline Diary – Melhor App para o dia a dia

Ao longo de nossa jornada há uma série de aplicativos que usamos de forma habitual: calendários, agendas, redes sociais… Os apps que nos servem como diário também têm um grande peso e dentre todas as possíveis alternativas escolhemos o excelente Stories – Timeline Diary. Possivelmente um dos diários mais completos que podemos utilizar em nosso dia a dia. E não só por isso, posto que seu design é super elegante.

Stories – Timeline Diary

O melhor de Stories é que se adapta perfeitamente aos gostos de cada usuário: é genial tanto para os que queiram expressar em mil palavras tudo que desejarem, como para os que são mais simples e só querem refletir seu estado de ânimo por meio de um ícone. Não fica por aí, posto que também facilita a criação de uma série de livros virtuais que agrupem nossas experiências por meio de categorias. É difícil encontrar uma ferramenta com um pacote tão bom. [Nossa review]

Menção especial: Moodpath. Graças a este aplicativo poderemos registrar de forma diária nosso estado de ânimo com a finalidade de tentar combater a ansiedade e a a depressão, dois dos grandes males dos últimos tempos. Através deste app registraremos nosso estado de humor em poucos minutos por dia. Sua meta é conscientizar e ajudar sobre estas enfermidades que, infelizmente, estão cada dia mais presentes. Não há dúvidas de que é um app muito necessário.

Cake Browser – Melhor navegador

É difícil mudar o paradigma utilizado nas buscas da web. Cake Browser chega para acabar com o sistema clássico de buscas que utilizamos na maioria dos navegadores imperantes. Para isso, nos propõe um sistema dinâmico mais próximo a uma mudança de canais do que uma busca sequencial. Dando swipe horizontal iremos vendo as páginas que aparecem na busca que tenhamos realizado.

O navegador não está vinculado a nenhum buscador específico, podendo utilizar o que mais nos convenha. Ainda, podemos saltar facilmente entre os tipos de conteúdo que estamos buscando, sejam vídeos, sites ou imagens. Se trata de fazer da navegação na Internet uma experiência de descobrimento mais orgânica e descentralizada, o que, a estas alturas, é uma honorável empresa. [Nossa review]

Menção especial: Opera Touch segue um caminho diferente centrado na usabilidade e interação cômoda multiplataforma. Sua interface baseada em bolhas e centrada em um botão faz que possamos navegar com uma só mão. Ainda, está enfeitada com um chat interno sincronizado com a versão de desktop, um bloqueador de anúncios nativo e outras tantas ferramentas para facilitar as coisas.

Telegram X – Melhor App de comunicação

Nossos seguidores habituais já sabem de sobra que Telegram é um de nossos apps de comunicação favoritos. Um aplicativo que está em constante atualização e que favorece o usuário antes de tudo. Por isso foi uma grande surpresa o lançamento de Telegram X, uma versão alternativa e oficial deste cliente de mensagens. Uma versão experimental que chegou com um pacote de novidades e que parece que chegou para ficar.

telegram x

Poderíamos definir Telegram X como uma versão minimalista do cliente habitual. Isto não quer dizer que seja raso em características, posto que conta até com algumas novidades que não podemos encontrar no Telegram habitual. Seu rendimento é excelente e cada vez conta com uma base de usuários maior. É curioso que uma ferramenta destas características conte com o apoio total do Telegram, já que poderia ser considerada “concorrência” do app tradicional. Mas também é óbvio que se alguma companhia poderia fazer algo assim, seria a de Pavel Durov. [Nossa review]

Menção especial: Bottled. A globalização através da Internet permite que nos conectemos diariamente com pessoas de todo o mundo como se estivessem ao nosso lado. Bottled é um app muito especial que nos permite continuar fazendo isso, embora de uma maneira completamente distinta: através do lançamento de mensagens que uma pessoa anônima receberá e poderá responder (ou não). Nesta era de comunicação instantânea, sempre vai bem respirar um pouco e criar conexões de forma mais relaxada. Um app MARavilhosamente interessante (desculpa aí a piada).

PlantSnap – Melhor app ‘lifehack’

As plantas não estão morrendo porque há uma aura de morte e penumbra em sua casa, mas sim porque você não sabe como cuidar delas. PlantSnap é um aplicativo capaz de detectar tipos de plantas a partir de fotos e de nos indicar todas as características da mesma e cuidados pertinentes: classe, ordem, família e uma estimativa de probabilidade no caso de haver dúvidas sobre sua proveniência.

PlantSnap-android

Mas as características não acabam por aí, incluindo, dentre outras funções, integração com mapas para localizar certas plantas em nossos arredores no caso de querermos fazer algo como ‘turismo botânico’, assim como uma seção para catalogar nossa própria coleção de plantas. [Nossa review]

Menção especial: Tasty. É difícil encontrar alguém que nunca tenha visti e desfrutado de algum dos vídeos de Tasty. Seu app conta com toda a magia que possuem estas produções audiovisuais, assim como a receita escrita para que todos possamos emular passo a passo estes pratos. Imprescindível para amantes de culinária.

HQ Trivia – App mais inovador

Pode ser que a popularidade de HQ Trivia tenha se diluído um pouco pelo fim de 2018, mas ninguém poderia duvidar da tremenda influência que tem tido desde seu lançamento. Basicamente inventou um formato que não existia e que tem sido copiado de mil e uma maneiras: um concurso de perguntas e respostas ao vivo e através de nosso smartphone. Os prêmios em dinheiro e a popularidade de seu apresentador principal levaram à glória este app dos criadores de Vine.

hq trivia

Embora HQ Trivia simplesmente tenha replicado o funcionamento dos concursos tradicionais da TV, há um par de questões que o levaram à glória: a democratização dos participantes, posto que qualquer pessoa com um smartphone poderia participar; e a frequência de jogo, já que havia 3 programas por dia. Um aplicativo que foi um grande fenômeno cultural em seus primeiros tempos de vida e que reuniu famílias do globo esperando para jogar. [Nosso guia]

Menção especial: Neverthink. Este app foi criado para estes momentos em que, por mais estranho que pareça, não sabemos o que ver na Internet. Através de uma equipe que cura todo o conteúdo que é enviado ao aplicativo, podemos descobrir vídeos do YouTube até dizer chega. Uma ferramenta genial onde a “troca de canais” é genial. A nova televisão da era YouTube já chegou.

Siempo – Melhor Launcher

As capas de personalização para Android normalmente tendem a oferecer novas funções na interface de nosso smartphone. Por mais estranho que pareça, Siempo faz exatamente o contrário, oferecendo a mínima quantidade de opções para evitar que a gente se distraia, bloqueando a chegada massiva de notificações em intervalos de tempo ou mostrando mensagens motivacionais personalizadas.

A chave para conseguir que não entremos nas redes sociais é ocultando sob um ícone genérico que represente sua função por cima da marca em si. Uma filosofia que em seu conjunto funciona se jogarmos dentro das regras, e que a longo prazo fará que utilizemos nosso smartphone como uma ferramenta mais do que como um elemento de distração. [nossa review]

Menção especial: Microsoft Launcher. Ninguém imaginava há alguns anos que a Microsoft apostaria tanto no Android após abandonar seu próprio sistema operacional móvel. O caso é que seu launcher é uma fantástica forma de centralizar todos os serviços, sobretudo se formos assíduos do Windows e quisermos seguir utilizando as ferramentas de desktop em nosso smartphone. Nada fora do natural.

ProtonVPN – Melhor VPN

É fácil se perder no mundo dos VPN disponíveis para Android. Cada dia aparece um novo e a maioria deles nos promete coisas que no fim não entregam. É muito difícil encontrar algum app de VPN gratuito viável, e é por isso que damos tanto valor a ProtonVPN. Pode ser que seu aspecto enxuto não chame atenção entre o frufru habitual do resto dos apps, mas seu funcionamento é excelente para navegar de forma segura através de nosso smartphone.

protonvpn

Nossa privacidade é o mais importante, e ProtonVPN sabe muito bem disso. Por isso não mantém nenhum registro de nossa atividade na Internet. Nestes tempos de escândalos sobre dados compartilhados por empresas, sempre vale destacar um serviço como ProtonVPN. E mais, é super fácil de utilizar. [Baixar]

Menção especial: VPNHub. Embora sua chegada parecia mais uma piada que outra coisa, a verdade é que seu funcionamento não poderia ser melhor. VPNHub nos ajuda a navegar de forma segura e anônima através dos Estados Unidos. Se quisermos navegar por outros países, teremos que pagar. Assim, é uma ferramenta muito fácil de usar e com a qual podemos utilizar a Internet com um extra de segurança.

Melhor app social – IGTV

Instagram está tentando inovar a forma que os CDC compartilham conteúdo em sua rede social. Os vídeos são o futuro, mas seus Stories são limitados a vídeos curtos. IGTV vem para resolver isso graças à sua nova plataforma focada na difusão e consumo de vídeos verticais, cujo sistema de visualização nos propõe saltar de um canal para outro como se estivéssemos vendo TV.

IGTV quer ser uma extensão do próprio Instagram com o incentivo de poder trabalhar com vídeos de até 60 minutos. Toda uma declaração de guerra ao YouTube muito mais centrada na criação natural de conteúdo do que na difusão de qualquer conteúdo audiovisual. A bomba de caos está plantada, só falta alguém fazer explodir.

Menção especial: Sony pretende revolucionar a forma que consumimos streaming de jogos graças a PlayJ, uma ferramenta que permite compartilhar a tela com outros usuários remotos e inclusive permitir que estes possam interagir com o jogo em curso, além de poder utilizar a câmera frontal dos participantes para que pareça que todos estão sentados no mesmo sofá da sala.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here