O anúncio do Playstation Classic por parte da Sony pegou de surpresa (ou não) muitos de nós. Há toda uma geração de jogadores que se iniciaram no mundo dos jogos com seu PSX, que se manteve nada menos que doze anos em circulação, um a menos que seu predecessor. O certo é que a tecnologia vigente é capaz de emular perfeitamente aqueles jogos, incluindo nossos dispositivos Android. Do mesmo modo que já fizemos com Super Nintendo e Megadrive, agora é a vez de enumerar alguns dos melhores emuladores de PlayStation para Android.

PlayStation Classic utiliza um emulador Open Source!

Uma das muitas polêmicas que estão sendo provocadas pelo lançamento do console em miniatura da Sony é o fato de que utiliza um emulador livre. O pessoal do Kotaku já pôde experimentar o console e confirmou que no menu de carregamento de jogos é possível acessar uma lista com o software de terceiros utilizado entre os quais se encontra PCSX ReArmed, um fork de PCSX Reloaded por sua vez baseado num dos melhores emuladores do primeiro PlayStation para PC (curiosamente, criado pelos mesmos que posteriormente desenvolveriam o genial PCSX2).

Advertisement

Isto não é nada surpreendente, levando em conta que muitos estúdios de renome recorrem à emulação de terceiros para relançar seus produtos em plataformas vigentes. Sem ir mais longe, SEGA recorreu a essa tática algumas vezes, utilizando um emulador livre e contratando seu criador para lançar um recompilatório de títulos clássicos. Isto não seria um problema se sempre se atribuísse a autoria aos criadores originais ou se ao menos fosse dada alguma compensação por utilizarem sua obra. Se há alguma razão de peso para crer que a Nintendo comercializou em seu Virtual Console ROMs de jogos tirados da Internet, quem sabe o que poderíamos encontrar.

Retroarch 64 (Beetle PSX)

Recentemente, o conhecido pacote de emuladores Retroarch lançou uma nova versão para arquiteturas 64-bit que fazia melhor uso do hardware do dispositivo, sobretudo na hora de emular sistemas com gráficos 3D. O núcleo do emulador Beetle PSX (fork do núcleo Mednafen) foi melhorado substancialmente e agora roda maravilhosamente em qualquer dispositivo de gama média. Ainda, dado o sistema de configuração unificado e a interface simplificadíssima de Retroarch, o transformam em uma das melhores alternativas para principiantes.

Outra informação a ter em conta é que dentro do próprio Retroarch são inclusos vários núcleos diferentes. A maioria dos usuários preferem Pcsx ReArmed Enhanced ao mencionado anteriormente por ter uma emulação mais precisa, embora Mednafen também dê bons resultados à custa de maiores requisitos de hardware. [Baixar]

ePSXe

Todo um clássico que em seu momento se converteu na melhor alternativa para emular PlayStation em PC. Um dos poucos projetos originais que não estão baseados em um código Open Source de terceiros, então faz sentido que se trate de um aplicativo pago disponível somente através do Google Play. Entre outras características únicas se inclui um modo para dois jogadores através de um mesmo dispositivo utilizando dois controles tácteis simultâneos na tela, além de permitir a conexão e detecção de quase qualquer controle físico.

Classicboy

Outro emulador para vários sistemas que inclui um de PlayStation. Neste caso também se utiliza o núcleo do emulador aberto Mednafen, e apesar dos resultados serem realmente bons, muitos recursos ficam reservados para a versão paga, como é o autosave e a possibilidade de mapear os controles com gestos tácteis. [Baixar]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here