Transferir nossos contatos é uma das maiores preocupações quando trocamos nosso smartphone por um novo ou quando estamos pensando em trocar. Com o passar dos anos acumulamos em nossa lista de contatos tantos números que a agenda acaba sendo interminável, por isso pensar em passar de um por um já dá vertigem. É a primeira pergunta que nos vêm à cabeça: como posso transferir contatos de um dispositivo para outro?

Há uns anos este processo era mais complicado, e certamente você lembra de passar longas horas transferindo contatos de um celular para outro. Um processo manual, de um por um, até que toda a lista de telefones estivesse copiada no novo terminal. Por sorte, agora tudo é muito mais simples e pode ser feito em poucos passos, e até se pode fazer de forma automática quando ligar seu novo smartphone.

Aqui vamos explicar várias formas de transferir seus contatos de um smartphone para outro para que, se você comprar um novo dispositivo, não tenha problemas e, principalmente, não perca tempo. Desde o primeiro momento você poderá ter toda a sua agenda transferida para seu novo dispositivo, para que a troca de terminal não seja traumática.

Transferir contatos smartphone

Advertisement

Fazer uma cópia de segurança

Este passo, que também é recomendável para muitas outras funções de seu smartphone, vai te ajudar muito na tarefa de transferir seus contatos de um dispositivo móvel antigo ou um novo. Sempre é bom ter uma cópia de seus dados, mas em uma mudança de aparelhos se torna muito mais útil e necessário para quem não quer complicações.

Dependendo de cada terminal, você terá que ir em Configurações e buscar no menu a opção Cópia de Segurança. Habitualmente a rota é Configurações > Google > Backup, mas pode variar dependendo da marca ou personalização do smartphone. Após fazer a cópia e garantir que tudo de seu celular está salvo, será o momento de dar o passo seguinte…

Cópia de segurança Google

Com um cartão de memória MicroSD

Se seus dois terminais Android tiverem encaixe para cartão MicroSD, dá para fazer assim. Não será preciso usar computador nem cabo, basta copiar as informações da memória interna para o cartão SD e depois colocar no novo terminal. Vá ao app de contatos de seu smartphone e acesse as configurações. Vá em Contatos > Configurações > Importar/Exportar e toque na opção “Exportar para armazenamento”. Poderá escolher o cartão SD e salvar lá seus contatos. No novo smartphone é só realizar o processo inverso: vá em Configurações > Importar/Exportar > Importar do armazenamento” e escolha a cópia que estiver no cartão SD que você colocou no dispositivo.

Transferir contatos com cartão microSD

Com sua conta Google

Uma das formas mais cômodas e úteis é fazer essa transferência através de sua conta Google. É possível evitar ter que ficar mexendo nas memórias dos celulares se utilizar a conta Google que você tem em seu smartphone Android. Basta fazer uma cópia no dispositivo antigo e levar para o novo.

Se fizer sua cópia de segurança utilizando Google Drive, quando sincronizar o novo smartphone poderá restaurar de forma automática toda a informação contida na cópia de segurança e poderá usar o celular novo com comodidade, como se fosse o antigo e sem perder nenhum de seus contatos.

É fundamental que você leve em consideração uma coisa: ao trocar de smartphone só serão transferidos os que estiverem em sua conta, mas não os que só estiverem no chip ou no próprio aparelho. Assim que é preciso ir em seu antigo aparato e comprovar que todos os seus contatos estão armazenados na conta Google que vá utilizar. Vá em contatos, Configurações e depois na opção “Importar/Exportar contatos”. Lá, toque na opção “Importar do SIM” e escolha o email para o qual quer enviar. Assim ficarão todos salvos no email da Google.

Importar contatos do chip

Então vá em Configurações > Google > Criar cópia de segurança como explicamos antes. Faça um backup novo em seu smartphone e ficará armazenado no email: contatos, mensagens e histórico de chamadas. Após entrar com sua conta Google no novo smartphone, os contatos serão sincronizados automaticamente em sua agenda e ficarão disponíveis.

Com aplicativos

Pode ser que você não goste de utilizar conta Google ou simplesmente esqueceu de fazer backup ou nunca salvou os contatos na conta. Para estes casos também existem aplicativos que te permitem transferir contatos e dados de um smartphone para outro quase sem esforço.

Copy My Data

Talvez o mais popular e mais reconhecido seja Copy My Data. Você precisará baixar o aplicativo em ambos os terminais e conectar os dois à mesma rede Wi-Fi. Sem cópia de segurança e sem nuvem.

A única coisa que você precisa fazer é abrir o aplicativo em ambos os dispositivos, uma vez que estejam conectados à mesma rede WiFi, e selecionar o tipo de dados que deseja transferir. Te permitirá passar de um smartphone para outro: contatos, eventos do calendário, fotos e vídeos. Copy My Data te guiará pelo processo e você só terá que vigiar os aparelhos para que toda a informação se transfira corretamente de um para outro. Quando terminar, terá no smartphone novo tudo que você optou por copiar. [Baixar]

CopyMyData

CLONEit

Este aplicativo é muito parecido com Copy My Data, mas com o adicional de que é possível transferir, além do habitual, outras várias coisas, como por exemplo aplicativos. Neste caso, apesar de também requerer que ambos os dispositivos Android estejam conectados à mesma rede WiFi, enquanto estiverem conectados, o dispositivo que atua como remetente terá seu ponto de acesso ativado automaticamente.

Quando baixar CLONEit nos dois dispositivos, um deles deverá tomar o papel de remetente e o outro de receptor. Será do smartphone receptor de onde você escolherá o remetente e os dados que deseja transferir do outro para este. A transferência não demora muito e é fácil de utilizar. [Baixar]

CloneIT

Transferir contatos de um celular antigo

Pode acontecer de você não ter um smartphone ou que alguém mais velho de sua família peça que você transfira seus contatos de um celular muito antigo para um novo. Neste caso também dá para mudar de terminal os dados e contatos, mas vai levar um tempinho a mais. O importante é que não é necessário copiar tudo à mão.

No caso específico dos contatos, você deverá verificar que estão todos armazenados no chip. Busque em Contatos a opção de configurações e na parte de Memória verifique se os contatos estão sendo armazenados no celular ou no chip. Se não estiverem salvos no chip, você terá que fazer a exportação, uma tarefa que também não é nada complicada.

Vá em Contatos, Opções, entre em Copiar Contatos. Assim você poderá mudar os números armazenados para que se salvem no chip e quando o introduzir no smartphone novo poderá dispor dos contatos. Ainda, agora que tem um smartphone, dá para adicionar novas informações sobre cada contato, como email e endereço.

Se no novo smartphone não puder o chip do celular antigo, dá para buscar alternativas. Por exemplo, busque um smartphone ou tablet onde se possa usar esse tamanho de chip e faça o processo inverso: passe os contatos do chip para uma conta Google, como explicamos em parágrafos anteriores. Uma vez que estejam na conta e associados a um email, você já poderá acessar qualquer smartphone e ter todos os contatos sem nenhum problema.

Chip

Com todos estes passos você terá certeza de que terá em seu novo smartphone todos os contatos que tinha no antigo, seja outro smartphone ou um dispositivo mais antigo, sem ter que copiar manualmente nem ter que esperar muito tempo para ter a lista de contatos completa à disposição.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here