Nos últimos anos o Twitter tem feito várias mudanças e experimentos em relação à ordem de exibição dos tweets. Até 2016 estávamos acostumados com a leitura em ordem cronológica. Só que a companhia então modificou seu algoritmo para mostrar as publicações sem hierarquia temporal. Embora já tivesse como voltar à ordem tradicional, agora está sendo instaurado um botão para recuperar a ‘timeline’ cronológica em segundos.

[Atualizado (16/1/2019)] Duas semanas depois do anúncio, por fim está disponível a opção. Quando abrirmos o cliente oficial do Twitter para Android, será perguntado se queremos ativar a ordem cronológica ou manter a dos mais destacados.

twitter-timeline

Um novo botão no Twitter para modificar a ordem dos tweets

Keith Koleman, vice-presidente de produção no Twitter, anunciou há uns dias a nova função que já está presente no aplicativo para iOS e que chegará à ferramenta para Android nas próximas semanas. Se trata de um botão no canto superior direito composto por três estrelas azuis. Ao ser tocado, nos permite escolher a opção Mudar para a vista de tweets mais recentes e assim visualizar a ‘timeline’ em ordem cronológica.

Se depois quisermos reverter esta mudança, tocaremos de novo no botão e selecionaremos a opção Voltar ao início. Com isso, o Twitter voltará a mostrar os tweets em função da relevância. Através da nova função temos a possibilidade de adaptar nossa ‘timeline’ em questão de segundos.

Uma mudança para melhorar alguns problemas

O pessoal do Twitter sabe que o algoritmo de mostrar os tweets mais relevantes não agrada a todos os usuários. Em algumas ocasiões precisamos de uma ordem cronológica para ficarmos a par tanto das últimas notícias como de eventos ao vivo. Por isso, o próprio Keith Koleman fez autocrítica na mesma linha do anúncio da mudança.

Graças a este novo botão, Twitter conseguiu que seu aplicativo oficial se adapte de maneira mais personalizada a cada usuário. O fato de poder escolher como queremos ler os tweets das contas que seguimos é um grande avanço. Poder trocar a ordem de nossa ‘timeline’ com o simples toque de um botão facilita muito a recepção de informação.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here