Há muito tempo o Android vivia quase exclusivamente do download de programas para Windows, um tempo relativamente obscuro que com a mudança para a década atual mudou radicalmente. Estes dias completam 10 anos que se publicou a primeira versão pública do sistema operacional da Google. De pequenos 10% de cota de mercado a nível global em 2010, passou a quase 80% em pouco menos de dois anos. Justo no começo desta época foi quando apostamos pelo sistema, quando ele ainda estava usando fralda, sendo hoje o centro sobre o qual orbita nossa plataforma.

Android na Uptodown: Uma aposta vencedora

Uptodown começou a hospedar aplicativos de Android em abril de 2011. Durante esse ano, o tráfego proveniente de dispositivos móveis não alcançava 2%, já incluindo terminais iOS, Symbian e Blackberry, os reis do pedaço até então. Sete anos se passaram e a coisa mudou um bocado: atualmente, 85% do tráfego é proveniente de dispositivos Android, com 6.3 milhões de usuários diários, seguido de dispositivos Windows com apenas 11%. Esta mudança não é nada além do reflexo do crescimento constante e da hegemonia em vendas do sistema em todo o mundo.

Fonte: Statista

Em 2012 a Google lançou grandes mudanças ao unificar o então chamado Android Market com seus serviços de venda de eBooks e música. Assim nasceu Google Play, e com ele, a massificação e desvirtualização de uma iniciativa que, apesar de ser o alicerce que sustenta o ecossistema, blindou a plataforma, dificultando a distribuição de apps fora de seus domínios. Aí que começa nossa luta.

Tráfego através de Android na Uptodown

A segmentação segue sendo tarefa pendente, já que o tráfego está muito dividido entre as últimas versões do sistema, o que é normal até certo ponto, dada a perspectiva global de nossa plataforma. Países em desenvolvimento, como Brasil ou Indonésia, seguem utilizando terminais de gama mais baixa. Daí que mais de 20% dos visitantes utilizam 5.1.1 Lollipop ou inferior, com três anos de vida. Todo o mundo no Android. Estes são os cinco mais usados.

  • Nougat 7.0 (16.20%)
  • Marhmallow 6.0.1 (13.21%)
  • Lollipop 5.1.1 (10.40%)
  • Marshmallow 6.0 (9.31%)
  • Oreo 8.0.0 (7.33%)

Serviços gratuitos para desenvolvedores e meios

Ao longo de todos esses anos alcançamos uns feitos antes inimagináveis, como o lançamento de nosso app oficial, capaz de instalar e atualizar apps automaticamente, que em 2017 se tornou nativo e um tempo depois já era capaz de instalar arquivos XAPK. Mas a coisa não acaba por aí, já que além de oferecermos um serviço a qualquer meio tecnológico, criamos nosso próprio widget de uso público para facilitar o download alternativo de qualquer aplicativo.

Mas mais importante que tudo isso é o serviço que oferecemos aos próprios desenvolvedores, e que pretende ser a base sobre a qual estamos construindo toda nossa plataforma. Qualquer um pode lançar seus aplicativos pela Uptodown através de nossa própria plataforma de publicação, cujo uso é totalmente gratuito. Atualmente recebemos diariamente mais de meio cento de aplicativos para publicar por parte de 38.000 autores registrados.

Porém, ainda temos muito caminho pela frente. É uma tarefa muito difícil convencer os usuários de que há vida além do Google Play, e apesar de que em países como Brasil e Indonésia temos um enorme reconhecimento, a chegada a outros mercados fortes é uma maratona que não vamos perder. Como já falamos há vários anos: baixe, descubra, compartilhe!

Uptodown em 2012. Feel old yet?

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here