Uma das principais barreiras que os usuários enfrentam na hora de baixar aplicativos é a impossibilidade de obter fora do Google Play. O marketplace da Google só admite apps com tamanho máximo de 100MB, assim caso supere tal número é preciso baixar arquivos adicionais que dependem dos servidores Google, os chamados arquivos OBB. Isto complica a instalação simples de arquivos APK, o formato nativo de instalação de apps para Android que utilizamos na Uptodown, ao ter que localizar estes arquivos adicionais em uma rota específica do terminal de forma manual. Para resolver este problema, atualizamos nosso aplicativo oficial e agora é capaz de instalar estes pacotes de arquivos de forma automática. Explicamos como fazer.

Como instalar APKs com arquivos OBB adicionais

Até agora o único requisito para baixar aplicativos em formato APK através da Uptodown era habilitando a aquisição de apps de origens desconhecidas. Para isso, devemos ir em Configurações > Segurança > Habilitar aplicativos de origem desconhecida, mas dependendo do launcher usado pelo nosso dispositivo Android é possível que a localização varie no menu de configuração. De toda forma, a partir do Android Nougat nos é perguntado diretamente se queremos habilitar esta opção quando baixamos um arquivo APK pela primeira vez.

Para obter estes dados adicionais quando forem necessários, Uptodown oferecerá a partir de agora o download dos mesmos empacotados em um só arquivo comprimido onde se inclui tanto o APK como os dados OBB. O nome padrão para esta extensão é XAPK, e agora é capaz de detectar nosso aplicativo oficial. Junto ao download dos aplicativos será incluído um pequeno tutorial explicativo similar ao aqui exposto.

Uma vez baixado o arquivo XAPK, teremos que proceder com a instalação pelo aplicativo da Uptodown, já que o instalador do Android não é capaz de detectar o formato. Ao tocar sobre o arquivo baixado será perguntado com qual aplicativo compatível queremos abrir, e então devemos escolher Uptodown. Ainda, uma vez instalado o jogo, o app da Uptodown eliminará automaticamente o arquivo de instalação para economizar espaço, além de avisar sobre novas atualizações quando disponíveis.

Para gerenciar os arquivos baixados, podemos listar com o aplicativo da Uptodown entrando na seção DOWNLOADS do menu lateral destacável. Aí podemos ver tanto os APL padrões como os XAPK pendentes de instalar, assim como os OBB gerados por este aplicativo. Desta forma teremos um controle total e transparente sobre estes arquivos que nos permitirá acessar aplicativos que, de outra forma, dependeriam exclusivamente do Google Play para funcionar.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here