Hoje em dia encontramos infinitos apps para retocar as fotos que tiramos com nosso smartphone. A maioria destas ferramentas contêm filtros cuja principal missão é de dar um toque mais profissional e atrativo às fotos. Por outro lado, surgem utilitários como Vaporgram que nos ajudam a dar muita personalidade a cada imagem. E é que estamos falando de um aplicativo diferente que nos levará ao passado e mais especificamente ao movimento artístico Vaporwave.

vaporgram-android

O que é o Vaporwave?

Antes de tudo temos que definir o Vaporwave como um estilo digital. No começo da presente década esta linhagem surgiu na música e no design. Foi a partir de então que o movimento tomou cada vez mais relevância. Sua marca de identidade principal é a de mesclar diversos aspectos dos anos 80 e 90 como o ‘Funk’ e diferentes ritmos eletrônicos. Ainda, no design se representa a fascinação pelo retro e a estética de elementos como o VHS.

Advertisement

vaporwave

Vaporgram e a nostalgia de sua interface

Assim que iniciamos Vaporgram já nos damos conta de que seus criadores não deixaram nada na improvisação. Graças a sua elaborada interface apenas levamos uns segundos para voltarmos ao passado. Cada uma das abas nos leva a essas primeiras versões do Windows onde tudo era mais cinza com as bordas azuis. Até nos pedem que valorizemos o app com o mítico clipe assistente da Microsoft. Assim é impossível não se interessar pelos serviços que oferece.

vaporgram-android-tutorial

É aqui, na tela principal, que podemos escolher entre retocar uma foto armazenada em nossa galeria ou aplicar filtros a qualquer tomada no momento. Uma vez selecionada a imagem, já estaremos dispostos a explorar todas as possibilidades que nos oferece Vaporgram. E mais, nesta primeira aba está a seção onde ficarão arquivadas as criações que formos elaborando.

Dê asas à sua imaginação

Com o editor de Vaporgram não só podemos adicionar filtros para dar efeitos neo-retro como o ‘glitch’ e o ‘VHS’ às nossas fotos. Também disporemos de outros vários ajustes para dar cores impossíveis e tudo mais a cada imagem. Afinal de contas é disso que se trata Vaporwave, de mesclar movimentos que nos evoquem a essa música tão característica de tempos passados. Como ponto positivo o aplicativo nos mostrará janelas flutuantes com conselhos para tirar o máximo de cada parâmetro.

vaporgram-app

Outras características muito destacadas de Vaporgram é que podemos adicionar texto e marcações às nossas fotos. Com estas opções não teremos que nos complicar adicionando infinitos efeitos já que é possível enquadrar a foto em margens impregnadas desta arte. E não, neste aplicativo não vamos poder adicionar tipografias modernas. Aqui tudo está adaptado para não alterar a estética.

vaporgram-app-text

Mas o realmente divertido de Vaporwave chega quando acessamos a tela de ‘stickers’. Encontraremos com várias figurinhas virtuais que acabarão por transformar cada foto. Nesta seção encontraremos o clássico ícone do Windows 95, bustos de esculturas clássicas, elementos do ‘cyberpunk’ e computadores de outras épocas. É interessante espalhar vários elementos sobre a área de foto para tentar alcançar uma melhor distribuição.

vaporwave-android-stickers

Fotos cheias de design gráfico

Após retocar algumas fotos com Vaporgram nos damos conta de que estamos diante de um aplicativo distinto. Este utilitário está anos luz de distância de outros apps que simplesmente nos permitem dar às nossas fotos a aparência de que foi tirada numa polaroid. Aqui estamos diante de uma ferramenta mais parecida com Kuji Cam e outras que buscam dar um estilo específico. As modas são sempre cíclicas. Talvez seja hora de dar uma oportunidade ao Vaporwave.

Vaporgram para Android na Uptodown [APK] | Baixar

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here