A aparição de redes sociais novas sempre traz consigo um monte de expectativa, assim como um clamor popular contra os meios já estabelecidos. Vimos vários casos de sucesso seguido de falha em pouco tempo, já que poucos são escolhidos para reinar. Vero é a nova rede social que chegou para ficar. Seu belo design se une à possibilidade de compartilhar todo tipo de recomendação de forma muito simples. Tudo isso abraçando um dos ideais do aplicativo: o fato de compartilhar conteúdo de forma segura e escolhendo sempre quem pode ver esta informação.

Vero App

Vero, a rede social para compartilhar conteúdo como na vida real

O lema do app é o fato de traduzir a experiência de compartilhar conteúdo como se estivéssemos fazendo na vida real. Se conversamos com um amigo sobre o último filme que assistimos, esta mesma ação pode ser emulada em Vero em muito pouco tempo. Algo que não está nada mal, mas que também podemos realizar em outras redes sociais de um modo diferente. Aqui estão as mensagens privadas de várias redes e a possibilidade de compartilhar conteúdo no Facebook com o grupo de pessoas que escolhermos.

Advertisement

Embora isso soe mais como um lema bonito do que como uma criação única e diferente, a verdade é que Vero facilita muito as coisas para comentar ou recomendar sobre distintos temas. Tudo de forma muito bela e simples, convertendo o app numa amálgama do resto das redes sociais. As possibilidades de Vero são imensas e após nos registrarmos no app, onde teremos que dar nosso número de telefone, poderemos começar a desfrutar do conteúdo de nossos amigos. E compartilhar o que desejarmos, claro.

Como compartilhar conteúdo em Vero

Após nos registrarmos em Vero e seguir o típico processo de adicionar contatos, já começaremos a usar o app por completo. Se entramos em nosso perfil, navegando pelo menu de opções superior, podemos estabelecer uma imagem como avatar e completar nossa biografia. Temos a possibilidade de adicionar mais gente, mas o grosso do app reside em nossa timeline. Na página principal visualizaremos nossas publicações e as de nossos contatos. Tudo é mostrado da mesma forma que o resto dos apps que conhecemos, mas Vero nos promete uma diferença significativa: nunca veremos publicidade e não há mediação de conteúdo por parte da equipe editorial em nossa timeline.

O conteúdo que é mostrado em nossa timeline dependerá do que tiver sido compartilhado conosco. Isto se deve a que em Vero há três tipos de contatos: amigos íntimos, amigos e conhecidos. Quando publicamos conteúdo (ao tocar o botão que aparece na parte inferior) podemos escolher em todo momento com qual grupo de contatos queremos compartilhar. Se quisermos publicar algo com todo mundo só precisamos selecionar, o mesmo ocorre se quisermos fazer de forma exclusiva com alguém, ou até consigo mesmo. Tudo muito fácil e vistoso, para que ninguém possa se perder no processo. Ademais, temos a possibilidade de deixar um comentário, ou não, com cada publicação que formos realizando. Agora bem, a classe de conteúdo que podemos publicar é bem variada, então vamos explicar todos os tipos de publicações que podemos realizar.

Câmera

Publicar fotos e vídeos é uma das opções primordiais deste app. Podemos escolher alguma das imagens de nosso terminal ou tirar uma foto. As imagens são suscetíveis a edição como fazemos em outras redes sociais, algo que dará a elas um toque único se assim quisermos. O funcionamento dos vídeos é similar, embora por hora não possamos editar. Assim, a reprodução dos vídeos na timeline é infinita.

Vero App

Links

Se quisermos recomendar algum link teremos que selecioná-lo através do buscador Google que vem integrado. Após entrar no site que desejamos compartilhar, só precisaremos selecionar a imagem que o representará em nossa timeline. E se entrarmos no link que compartilhamos, visualizaremos a página sem problemas.

Vero App

Música

Comentar nossos gostos musicais ou o que estamos escutando neste momento é tarefa bem simples. Só temos que buscar o artista ou a canção desejada e indicar alguma das opções que nos são dadas: escutando, recomendar e não recomendar. O mecanismo de busca se baseia na informação do iTunes, assim vamos encontrar quase tudo que quisermos. Se tocarmos sobre esta publicação musical podemos ver mais dados sobre a canção, assim como escutar uma amostra.

Vero App

Filme / TV

A busca de produções audiovisuais se realiza através de The Movie Database, que é um tipo de registro de filmes que sites de qualidade como Letterboxd usam. Após encontrar o filme ou série só temos que escolher a imagem que será mostrada e selecionar algum dos estados que o app nos dá: vendo, vi, quero ver, recomendar e não recomendar. Após pôr este tipo de conteúdo podemos ver mais dados: nome original, ano de estreia, gênero, diretor, equipe e um trailer que podemos assistir.

Vero App

Livro

iBooks é a base de dados escolhida para a busca de livros. Após encontrar o desejado, podemos fazer uso de quatro indicadores: lendo, quero ler, recomendar e não recomendar. Por hora não veremos nenhuma informação adicional dos livros, então só podemos ler mais sobre isso se entrarmos na publicação.

Vero App

Lugar

Por último podemos compartilhar nossa localização atual ou alguma que buscarmos. Através de Google Maps selecionaremos um lugar específico, seja uma direção ou estabelecimento, e voltaremos a contar com várias opções de comentário predefinidas: estou em, estive aqui, quero ir, recomendar e não recomendar. Ao entrar neste tipo de publicação podemos ver dados sobre o lugar, assim como um mapa que nos indica o local exato.

Vero App

Mais de Vero: coleções, mensagens privadas, notificações…

Esta nova rede social conta com um mecanismo de busca muito bom que nos permite ver o conteúdo que está em tendência no aplicativo, assim como encontrar o que desejarmos com base em hashtags ou as categorias que vimos antes. Outro ponto importante de Vero são as coleções, às quais acessaremos através do menu superior. Aqui aparecerá todo o conteúdo que tenhamos publicado nas diferentes categorias, e assim podemos visualizar de maneira ordenada.

Vero App

Como toda rede social que se preze, Vero também nos indica as interações com outros usuários através do típico menu de notificações. Não é nada novo, mas ao menos nos mostra tudo de forma muito bonita e funcional. O mesmo ocorre com os chats privados que podemos manter com nossos contatos. Aqui podemos intercambiar mensagens ou compartilhar imagens com eles de forma fácil, assim como já estamos acostumados no resto das redes sociais.

Vero App

Não sabemos se Vero chegou para ficar ou se será outra rede social que acabará esquecida após uns meses. Mas o que realmente podemos afirmar é que se trata de uma iniciativa bem interessante que merece nossa atenção. Assim, por hora está em fase beta e seu desempenho não é excelente: muitas vezes não carrega o conteúdo que publicamos ou demora demais. São coisas típicas deste tipo de versão e que esperamos que se resolvam nas futuras atualizações. O fato de não possuir publicidade é uma grande notícia, embora isso seja porque irão cobrar algum tipo de assinatura anual. Veremos como evolui o app, uma rede social que por hora promete muitíssimo.

Vero para Android na Uptodown [APK] | Baixar

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here