A virtualização é a solução ideal para realizar testes de software num cenário controlado. Se bem que o habitual na hora de testar aplicativos para Android é recorrer a um emulador para computadores, podemos tomar uma opção mais próxima da experiência final acessando diretamente a dita instância, em um dispositivo móvel. Vamos explicar como fazê-lo por duas vias diferentes: Recorrendo a um equipamento local e enviando o sinal por streaming ou recebendo esse sinal de uma máquina virtual remota instalada na nuvem.

Virtualização mediante máquina local

A forma fácil e gratuita é criar nossa própria virtualização em um PC e realizar um streaming do programa em questão para vê-lo e controlá-lo pelo dispositivo Android. Neste caso, o mais fácil é utilizar um emulador de Android e montar uma virtualização, embora para efeitos práticos seja exatamente o mesmo. Para esse propósito o melhor é recorrer ao emulador Nox Player, que podemos instalar sem muitas complicações no Windows, mas onde está o miolo do assunto é no aplicativo de conexão remota que devemos instalar no terminal.

Nox App Player

Advertisement

Dentre todos os disponíveis, optamos por Microsoft Remote Desktop por sua facilidade de uso e segurança na hora de ser utilizado. Teremos que instalar tanto seu cliente oficial no terminal como o servidor no PC onde instalamos o Virtualbox. Primeiro lançaremos a versão de Windows, onde será especificado o IP e User que teremos que por no aplicativo móvel.

Microsoft Remote Desktop

Em seguida iremos ao app e introduziremos os ditos dados nos campos correspondentes. E ainda, se tivermos nossa versão do Windows protegida por senha, também precisaremos especificá-la no campo correspondente. Feito isso, e uma vez aceitos os dados, se abrirá a sessão automaticamente no terminal, embora por padrão controlaremos o mouse virtual arrastando. Para mudar para o modo táctil, simplesmente deslocaremos a barra superior e teremos um botão flutuante à direita que fará o resto.

Microsoft Remote Desktop

Agora só nos resta por Nox em tela cheia e utilizar como se estivéssemos frente a um dispositivo Android. Se a resolução não nos convence, sempre podemos ir ao painel de configurações do app e fazer que se force a que utiliza o smartphone de forma nativa. Ao ser um aplicativo que funciona a nível interno através do Windows e que controla nossa sessão, as mudanças acontecerão na máquina original.

 Microsoft Remote Desktop

Virtualização mediante máquina virtual remota

Neste caso, e a não ser que tenhamos montado nós mesmos a dita máquina, iremos ter que bancar para usar esta opção. Uma das de maior renome é sem dúvida VMWare, a solução profissional de virtualização por substituição, que dispõe do aplicativo Horizon Client para acessar máquinas remotas a partir do Android. Graças à mesma poderemos acessar qualquer máquina virtual em execução. Dado que VMWare oferece serviços de hosting, podemos instalar Android x86 (versão livre do Android para rodar em máquinas com a dita arquitetura) na máquina virtual e acessar mediante o mencionado aplicativo como se fosse um streaming.

Redfinger

Existem muitas outras opções como Redfinger Cloud Phone, que nos oferece esta funcionalidade de lançar a virtualização sem sair do aplicativo, nos proporcionando uma máquina virtualizada hospedada em seus próprios servidores e por lá poderemos trabalhar e interagir. Mas assim, a versão trial só nos permite usar por três dias. Se quisermos contratar uma máquina por mais tempo, teremos que recorrer a um dos seus modelos de assinatura mensal ou anual.

Nox App Player para Windows na Uptodown | Baixar

Microsoft Remote Desktop na Uptodown [APK] | Baixar

Redfinger Cloud Phone na Uptodown [APK] | Baixar

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here