Há alguns meses, WhatsApp e Google formalizaram um acordo através do qual qualquer usuário do serviço poderia armazenar suas cópias de segurança no Drive. Inclusive, foi acordado que estes ‘backups’ não ocupariam espaço nos 15 GB de armazenamento que o Google Drive incorpora por padrão. Desde 12 de novembro as cópias não atualizadas durante o período de um ano serão apagadas de maneira definitiva.

Ante a grande quantidade de conversas guardadas por milhões de usuários, com seus correspondentes arquivos multimídia, WhatsApp e Google decidiram dar um passo para trás e apagarão qualquer cópia de segurança que não esteja sendo atualizada. Deste modo, ambas as empresas pretendem liberar peso do Google Drive.

Se contamos com alguma cópia de segurança que não modificamos nos últimos 12 meses, esta será automaticamente eliminada da nuvem. Com esta ação, WhatsApp e Google conseguirão que Drive não se transforme num cemitério de conversas que ficaram esquecidas.

Advertisement

Evite que o WhatsApp elimine suas cópias de segurança

Evitar que o WhatsApp elimine suas cópias de segurança é uma tarefa simples. Só é preciso realizar uma atualização de suas cópias ao menos uma vez por ano. Este processo pode ser feito pelo próprio pelo próprio aplicativo e apenas te levará uns minutos.

  • Em primeiro lugar ativaremos o menu tocando o ícone na parte superior direita da interface. Daí acessaremos Configurações > Conversas > Backup de conversas.

whatsapp-drive-tutorial-2

  • Posteriormente, no campo Configurações do Google Drive teremos que selecionar, como domínio, a opção mensal para executar ao menos doze atualizações de cópias por ano.

whatsapp-drive-tutorial-2

  • Por último, poderemos selecionar a conta do Google onde realizar o upload de arquivos. Ainda, WhatsApp nos permite selecionar vários parâmetros de sincronização sob a seção Configurações do Google Drive. Deste modo, você nunca mais vai perder nenhum de seus backups alojados na nuvem.

whatsapp-drive-tutorial

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here