Apesar do mercado das criptomoedas ter experimentado uma forte queda no fim de 2018, neste ano a história está mudando. O Bitcoin lidera esta escalada e é agora Facebook a companhia que se une a um sistema de pagamentos em alta. Especificamente será feito com Libra, uma nova moeda digital que se integrará em ferramentas como WhatsApp e Messenger através da carteira Calibra. Tudo indica que o gigante liderado por Mark Zuckerberg apostará muito fortemente neste sistema de pagamentos e fará isso com o respaldo de um bom controle empresarial. Já são quase 30 as marcas que se associaram a este projeto para supervisionar e monitorar. Ainda, se espera que após o lançamento oficial o número de sociedades afiliadas à Associação da Libra cresça de maneira exponencial.

calibra-android

Uma criptomoeda respaldada por ativos reais

O fato de que Facebook integre Libra em ferramentas tão conhecidas, como WhatsApp ou Messenger, pode ser o marco para que milhões de usuários depositem sua confiança neste comércio inovador. Se por algo Libra se destaca é por ser uma criptomoeda diferente, independentemente de que seja baseada na tecnologia blockchain. Neste caso o valor da moeda não irá depender unicamente das oscilações produzidas por seus usuários.

calibra-app-android

Advertisement

Aqui existirão muitas empresas que zelarão pelo bom comércio e aportarão respaldo financeiro em todo momento. MasterCard, Visa, Uber, Spotify, Vodafone e PayPal contribuirão para prevenir e evitar a desvalorização de Libra enquanto gerenciam os nodos de validação. E mais, a conhecida como Associação Libra terá sede oficial na Suíça. Se o modelo funciona é provável que o resto das moedas digitais diminua sua volatilidade em grande medida.

O que é Calibra?

Por outro lado, Facebook também deu a conhecer muitos dados sobre Calibra. Este é o nome que recebe a carteira que poderá ser integrada em vários apps de nosso smartphone. Desta forma será muito fácil transferirmos dinheiro com nossos contatos em questão de segundos. A segurança é o fator que mais manchou a imagem da companhia de Zuckerberg nos últimos meses. Portanto, os desenvolvedores de Libra e Calibra trabalham para que tanto a nova criptomoeda como sua carteira sejam confiáveis para os usuários. De fato, Facebook assegura que a carteira irá dispor de proteções contra fraude integradas, informes no app e um serviço de atendimento ao cliente dedicado para proteger nosso dinheiro.

whatsapp-uptodown

Facebook também comunicou que as comissões serão baixas e transparentes, algo que será essencial diante da possibilidade de trocar Libras por qualquer moeda local. A longo prazo, o objetivo é que possamos pagar faturas ou compras em lojas e restaurantes com Libra. Paralelamente, também serão oferecidos determinados serviços financeiros como créditos ou depósitos. Aqui estará a principal via para atrair novos investidores e aumentar o valor e a estabilidade desta criptomoeda.

libra-calibra-android

Data de lançamento de Libra e Calibra no mercado

Calibra ainda está em desenvolvimento, mas espera-se que 2020 seja o ano de lançamento. E ainda, a carteira poderá ser baixada como app independente. No caso, isso não impede que usemos internamente em serviços como WhatsApp para enviar ou receber dinheiro com a mesma rapidez que uma mensagem de texto. Ou ao menos é isso que Facebook promete no momento.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here