Como já sabemos, serviços de mensagens instantâneas servem home em dia como herdeiros dos clássicos e-mails de corrente que tanto proliferavam há alguns anos. Tamanho é o problema que não há dia sem que uma mensagem falsa se difunda entre milhares de usuários sem nenhum filtro além da própria credibilidade dos destinatários. Para lutar contra isto, WhatsApp começou a lançar novas características em seu cliente oficial para lutar contra as correntes de notícias falsas.

Controle de reenvios massivos

Em um comunicado recente através de seu blog oficial, WhatsApp anunciou que vai começar a tomar medidas contra os usuários que reenviam massivamente uma mensagem a vários de seus contatos ao mesmo tempo. A modo de testes, será realizada uma limitação para os usuários da Índia (um dos países com mais reenvios de mensagens pela Internet) onde só poderão reenviar automaticamente uma mensagem a no máximo cinco contatos. A partir daí precisará ser feita a cópia de forma individual um a um, o que servirá para limitar a proliferação massiva desse tipo de conteúdo.

Advertisement

Marcação de mensagens reenviadas

A outra das características já está disponível para todos os usuários após passar previamente pelo canal beta. Se trata da marcação automática de mensagens quando são encaminhadas de outra conversa. A partir de agora veremos a marcação sobre cada mensagem que chegue dessa maneira. Embora não se trate de uma limitação meramente dita, ao menos serve para conscientizar da credibilidade ou validade da mensagem.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here