Não há dúvidas de que os aplicativos para criar vídeos, fotos ou animações com nosso rosto estão cada vez mais populares. Há um tempo falávamos do sucesso de Zepeto, uma ferramenta para criar divertidos avatares a partir de uma foto frontal. Depois FaceApp chegou chutando a cancela, ao nos permitir observar como seríamos com uns aninhos a mais. Agora foi ZAO quem causou uma revolução na China. Este aplicativo, desenvolvido pela companhia asiática Momo, nos permite elaborar diversos ‘deepfakes’ surpreendentes’ para simular nossa presença em vídeos e cenas de filmes.

O que é um ‘deepfake’?

É provável que haja muita gente que se pregunte o significado dos mencionados ‘deepfakes’. Este termo se refere a vídeos que foram manipulados e tiveram o rosto de uma pessoa trocado pelo de outro indivíduo. Na maioria dos casos o resultado é bastante convincente e isto pode gerar certas polêmicas e dúvidas. De fato, foram várias as celebridades que sofreram os efeitos sociais destas montagens nos últimos meses. Com ZAO, estamos diante de um aplicativo capaz de gerar imagens deste tipo em questão de segundos.

Advertisement

Como iniciar sessão em ZAO para Android

Apesar de que por enquanto só existe versão em chinês, ZAO já está disponível para download na Uptodown. A fronteira do idioma pode ser um problema para muitos usuários que desejem testar o app. Sem problemas, é possível utilizar Google Lens em outro dispositivo para traduzir cada elemento da interface em tempo real.

Os termos e condições que devemos aceitar não são imunes a polêmicas. É por isto que Momo teve que modificar algumas cláusulas para prometer ao usuário que suas imagens não seriam comercializadas sem permissão. Após aceitar a política de privacidade, nos encontraremos com o passo mais complicado na hora de iniciar a ferramenta. ZAO nos solicitará que verifiquemos a conta por meio de um número de telefone com prefixo chinês. Devido a isto, até que o utilitário chegue ao Brasil teremos que usar sites repletos de linhas virtuais onde receber o código via SMS.

Muitos vídeos onde adicionar nosso rosto

Se tivermos sorte de superar a barreira geográfica, ZAO nos mostrará seu extenso menu onde encontraremos dezenas de templates disponíveis. A maioria dos vídeos pertencem a cenas de filmes produzidos na Ásia. Também dispomos de outros com fragmentos de obras e séries muito conhecidas mundialmente como Titanic e Game of Thrones.

ZAO-menu-app

Por outro lado, se navegarmos pelas distintas abas, observaremos que todos os templates estão segmentados por temáticas. Outro aspecto de destaque é que dispomos de uma seção onde é possível criar gifs a partir de fotos que enviarmos para a ferramenta.

Passos para criar ‘deepfakes’ com ZAO

Adicionar o rosto aos vídeos disponíveis em ZAO é uma tarefa muito fácil. Apesar da ferramenta estar em chinês, rapidamente estaremos no controle do editor e obteremos nossa montagem num instante. Portanto, bastará selecionar um dos templates disponíveis para começar a criar. E mais, não são poucas as opções disponíveis.

  • Toque sobre um dos vídeos disponíveis no menu.
  • Toque o botão laranja do personagem que quiser substituir o rosto.

ZAO-app-download

  • Tire uma foto de seu rosto ou selecione uma na galeria. E mais, se tocar cada imagem deverá verificar sua identidade com uma selfie para poder exportar o vídeo posteriormente.

ZAO-photo

  • No caso de tirar a foto, fique de frente e mova a cabeça para que a ferramenta interprete até que o botão mude para branco. Vale destacar que ZAO precisará de uma foto bem iluminada e focada.

ZAO-android

  • Após selecionar a imagem desejada, toque sobre o botão laranja para que ZAO comece a criar o deepfake. Em alguns segundos aparecerá uma janela flutuante que indica o início e o fim do processo.

ZAO-android

  • É agora que acessaremos a última aba da barra inferior para visualizar os vídeos criados. Se tocarmos sobre cada um deles podemos exportar diretamente para o terminal ou compartilhar via link com amigos que disponham de ZAO.

A ficção está cada vez mais próxima da realidade

Após elaborarmos nossos primeiros projetos em ZAO pudemos comprovar o grande potencial que oferece esta ferramenta. A grande quantidade de templates e a enorme velocidade que o app cria cada deepfake são aspectos muito importantes. Basta mostrar o rosto por alguns segundos para a inteligência artificial se encarregar do resto. Nos últimos meses esta tecnologia viveu avanços surpreendente. O passar do tempo será o melhor indicador para analisar os fins dos vídeos nesta empresa. Por hora, podemos ficar velhos ou entrar em diversos filmes com um simples smartphone. Quem diria que isso é possível há uns anos?

 

ZAO para Android na Uptodown [APK] | Baixar

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here