Zepeto é o nome do aplicativo que está levando a companhia sul-coreana Snow Corporation ao topo dos rankings de aplicativos mais baixados. Até agora esta empresa tinha se destacado por criar filtros para Instagram e Snapchat. Foi uma ferramenta para criar clones virtuais que a levou aos milhões de instalações em todo o mundo.

Em ocasiões fica difícil deduzir porque certos aplicativos conseguem viralizar pelo mundo todo. Mais especificamente no caso de Zepeto, podemos extrair algumas características que têm causado todos estes downloads. E é que se observarmos os dados da Uptodown ou Google Play, as instalações seguem se multiplicando e a progressão parece não ter fim.

Advertisement

Uma moda que lembra a de Bitmoji

Se olharmos um pouco para trás, podemos lembrar um caso de sucesso similar ao que Zepeto está vivendo em seu princípio. Com Bitmoji fizemos parte de um fenômeno parecido que agora a Snow Corp soube repescar com ares renovados.

bitmoji

A companhia canadense Bitstrips estava desde 2012 oferecendo aos usuários do Facebook a possibilidade de converter seu avatar em um divertido personagem animado. Naquele ano, a empresa já tinha conseguido mais de 10 milhões de usuários únicos. Isso os levou a criar o aplicativo Bitmoji em 2014 com o qual se podiam criar estas vinhetas com o smartphone. Hoje já contam com mais de 50 milhões de downloads em todo o mundo, após Snapchat adquirir os direitos em 2016.

Agora Zepeto encontrou o momento ideal para trazer de volta a moda dos clones animados. E fazem isso aproveitando a nostalgia dos usuários mais experientes e surpreendendo os mais novos com uma proposta visualmente muito atrativa.

Modelando em três dimensões

Uma das chaves do sucesso de Zepeto também reside em que as possibilidades são ilimitadas. Surpreende ver como o aplicativo é capaz de aproveitar as três dimensões para nos permitir modelar cada clone virtual à imagem e semelhança. Deste modo, se dá um passo além de Bitmoji e seus personagens planos.

Simplesmente ao tirar uma foto, a ferramenta já é capaz de nos oferecer um modelo de nosso personagem. Posteriormente, teremos a opção de retocar qualquer aspecto do rosto e cabelo para obter um clone perfeito. Este é um fator importante, já que o aplicativo permite sermos perfeccionistas e continuarmos ajustando detalhes pelo tempo que quisermos. No caso, por enquanto Zepeto não quebra estereótipos e não nos deixa modificar parâmetros corporais.

Zepeto e seu aspecto social

Outro dos aspectos pelos quais Zepeto está arrasando é por contar com muitas características sociais. Não só podemos criar vários personagens, mas também interagir com eles.

Em Zepeto se inclui um minigame similar ao clássico Flappy Bird com o que conseguir muitas moedas que podemos investir em novos acessórios e vestuário para nossos personagens. Ainda, sempre podemos dar um passeio por uma rua principal onde encontraremos os clones de outros usuários e estabeleceremos conversações.

zepeto-street

Por outro lado, temos que destacar que contamos com um chat para falar com os usuários com quem fizermos amizade. Deste modo, Zepeto possui elementos suficientes que tornam este aplicativo uma rede social em todos os aspectos.

Não podiam faltar os ‘stickers’

E como se não bastasse, Zepeto também não esqueceu de satisfazer os amantes dos ‘stickers’. Após a chegada destas figurinhas ao WhatsApp, são muitos os que buscam criar seus próprios pacotes para enviar em conversas.

zepeto-stickers

Por isso, em Zepeto podemos criar vários ‘stickers’ com nosso personagem sozinho ou acompanhado por outros. Ainda, nos oferecem a possibilidade de incorporar os fundos ou expressões que mais nos gostem para deixa-los muito divertidos (tipo os Bitmojis). E como não podia ser de outra maneira, podemos armazenar diretamente em nosso terminal sem fundo para compartilhar diretamente no WhatsApp ou Telegram.

Dúvidas acerca das permissões

Mas nem tudo poderia ser perfeito e Snow Corporation já teve que se manifestar sobre umas acusações de usuários que colocaram em dúvida certas permissões do aplicativo. Ao realizar a instalação, Zepeto nos pede que demos autorização para que o microfone possa ser usado. Isto levantou certas conspirações e rumores sobre possível ‘tracking’.

Assim, seus criadores emitiram um comunicado onde comentam que só fazem uso do microfone “quando os usuários gravam vídeos usando a câmera do aplicativo para capturar a tela de vídeo”.

zepeto-moda

Sem dúvidas, Zepeto conta com muitas características chave para seguir mantendo seu progresso no mercado. Seus mais de cinco milhões de downloads no Android demonstram isso. O tempo dirá se estamos ante um destes aplicativos virais que perdem força com o tempo ou se estamos diante de um novo fenômeno mundial como Snapchat e Instagram.

Zepeto para Android na Uptodown [APK] | Baixar

2 COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here